Reforma do ensino médio: uma análise da comunicação governamental e midiática nos sites do MEC e portal R7
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Data
2017-12-12Autor
Merlo, Andressa Ribas Lameira
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Esta pesquisa busca analisar e comparar a comunicação governamental em relação à comunicação midiática, através dos discursos e estratégias projetadas acerca da proposta governamental de Reforma do Ensino, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e Portal R7. Acionamos os conceitos de comunicação governamental, comunicação midiática, comunicação pública, discurso político e estratégias discursivas, utilizando-se da metodologia da análise de conteúdo, em sua perspectiva híbrida, para a verificação dos resultados obtidos. A análise expõe as principais estratégias comunicacionais encontradas nas notícias governamentais que demonstra a predominância das estratégias de justificação, estratégia do vago, estratégia de simplicidade e a acentuação da aparição de citações. Já os resultados obtidos em relação às estratégias comunicacionais encontradas nas notícias do Portal R7 apresentam a predominância da estratégia de reforço e da estratégia da função de regulação social.
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