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dc.contributor.advisorPozobon, Rejane de Oliveira
dc.creatorMerlo, Andressa Ribas Lameira
dc.date.accessioned2019-06-11T15:26:18Z
dc.date.available2019-06-11T15:26:18Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationMERLO, A. R. L. Reforma do ensino médio: uma análise da comunicação governamental e midiática nos sites do MEC e portal R7. 2017. 110 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16931
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis research seeks to analyze and compare the government communication in relation to the media communication, through the speeches and strategies designed about the governmental proposal for education reform, in the websites of the Ministry of Education (MEC) and Portal R7. We activate the concepts of government communication, media communication, public communication, political discourse and discursive strategies, using the methodology of the content analysis, in its hybrid perspective, to verify the results obtained. The analysis exposes the main strategies communicational found in government news and demonstrates the predominance of justification strategies, vague strategy, strategy of simplicity and accentuation of the appearance of quotations. The results obtained in relation to the Communicational strategies found in the news of the R7 Portal present the predominance of the strengthening strategy and the strategy of the social regulation function.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReforma do ensino médiopor
dc.subjectComunicação governamentalpor
dc.subjectComunicação midiáticapor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectHigh school reformeng
dc.subjectGovernment communicationeng
dc.subjectMedia communicationeng
dc.subjectCommunicational strategieseng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleReforma do ensino médio: uma análise da comunicação governamental e midiática nos sites do MEC e portal R7por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar e comparar a comunicação governamental em relação à comunicação midiática, através dos discursos e estratégias projetadas acerca da proposta governamental de Reforma do Ensino, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e Portal R7. Acionamos os conceitos de comunicação governamental, comunicação midiática, comunicação pública, discurso político e estratégias discursivas, utilizando-se da metodologia da análise de conteúdo, em sua perspectiva híbrida, para a verificação dos resultados obtidos. A análise expõe as principais estratégias comunicacionais encontradas nas notícias governamentais que demonstra a predominância das estratégias de justificação, estratégia do vago, estratégia de simplicidade e a acentuação da aparição de citações. Já os resultados obtidos em relação às estratégias comunicacionais encontradas nas notícias do Portal R7 apresentam a predominância da estratégia de reforço e da estratégia da função de regulação social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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