dc.contributor.advisor | Pozobon, Rejane de Oliveira | |
dc.creator | Merlo, Andressa Ribas Lameira | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T15:26:18Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T15:26:18Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | MERLO, A. R. L. Reforma do ensino médio: uma análise da comunicação governamental e midiática nos sites do MEC e portal R7. 2017. 110 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16931 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This research seeks to analyze and compare the government communication in relation to the media communication, through the speeches and strategies designed about the governmental proposal for education reform, in the websites of the Ministry of Education (MEC) and Portal R7. We activate the concepts of government communication, media communication, public communication, political discourse and discursive strategies, using the methodology of the content analysis, in its hybrid perspective, to verify the results obtained. The analysis exposes the main strategies communicational found in government news and demonstrates the predominance of justification strategies, vague strategy, strategy of simplicity and accentuation of the appearance of quotations. The results obtained in relation to the Communicational strategies found in the news of the R7 Portal present the predominance of the strengthening strategy and the strategy of the social regulation function. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | Comunicação governamental | por |
dc.subject | Comunicação midiática | por |
dc.subject | Estratégias comunicacionais | por |
dc.subject | Análise de conteúdo | por |
dc.subject | High school reform | eng |
dc.subject | Government communication | eng |
dc.subject | Media communication | eng |
dc.subject | Communicational strategies | eng |
dc.subject | Content analysis | eng |
dc.title | Reforma do ensino médio: uma análise da comunicação governamental e midiática nos sites do MEC e portal R7 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca analisar e comparar a comunicação governamental em relação à comunicação midiática, através dos discursos e estratégias projetadas acerca da proposta governamental de Reforma do Ensino, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e Portal R7. Acionamos os conceitos de comunicação governamental, comunicação midiática, comunicação pública, discurso político e estratégias discursivas, utilizando-se da metodologia da análise de conteúdo, em sua perspectiva híbrida, para a verificação dos resultados obtidos. A análise expõe as principais estratégias comunicacionais encontradas nas notícias governamentais que demonstra a predominância das estratégias de justificação, estratégia do vago, estratégia de simplicidade e a acentuação da aparição de citações. Já os resultados obtidos em relação às estratégias comunicacionais encontradas nas notícias do Portal R7 apresentam a predominância da estratégia de reforço e da estratégia da função de regulação social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |