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dc.contributor.advisorMüller, Fabrise de Oliveira
dc.contributor.advisorKegler, Jaqueline Quincozes da Silva
dc.creatorRemor, Amanda Strassburger
dc.date.accessioned2019-06-13T16:29:03Z
dc.date.available2019-06-13T16:29:03Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationREMOR, A. S. A prática de Calendarização como estratégia contemporânea de Relações Públicas. 2016. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17002
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present study has as a central theme calendarização, presenting it as a modern Public Relations technique and strategy. The objective of the research is to establish theory links between the notions of communication, public relations and strategy for its application in the planning and execution of calendarização. The specific objectives are: to present the concepts of communication and strategy, pointing technical and cognitive elements for the elaboration of a communication strategy; to rethink Public Relations practices taking into consideration its strategic functions in modern organizations; to point the practice of calendarização inside public relations’ strategic planning; and to identify and analyze how calendarização is being utilized by Public Relations professionals graduated in Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). For the realization of this study, we used quantitative and qualitative research methods. The bibliographical research and its qualitative character were explored for the creation of a Public Relation strategic matrix. In turn, the field research was conducted, through quantitative data surveys, with the graduates from the last ten (2003 - 2011) Public Relations classes from UFSM. The study is organized in three chapters: Strategic Communication; Strategic Public Relations; and Methodology. The research allowed for the conclusion that calendarização, based on the technical and cognitive elements of strategic communication, may be considered beyond its operational aspect. However, for that, as well as the institutionalization of the strategical character of Public Relations, to be effective, a change in the professional attitude inside the work practice is needed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectCalendarizaçãopor
dc.subjectStrategic communicationeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleA prática de calendarização como estratégia contemporânea de relações públicaspor
dc.title.alternativeThe practice of Calendarização: the calendarização as modern strategy of public relationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema central a calendarização, apresentando-a como técnica e estratégia contemporânea de Relações Públicas. O objetivo principal da pesquisa é estabelecer laços teóricos entre as noções de comunicação, relações públicas e estratégia para sua aplicação no planejamento e execução da prática de calendarização. Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos de comunicação e estratégia, apontando elementos técnicos e cognitivos para a elaboração de uma estratégia de comunicação; repensar as práticas de Relações Públicas levando em consideração sua função estratégica nas organizações contemporâneas; apontar a prática de calendarização dentro do planejamento estratégico de Relações Públicas; e identificar e analisar como a calendarização está sendo utilizada pelos profissionais de Relações Públicas formados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para a realização desta pesquisa, utilizamos métodos de pesquisa quali e quantitativos. A pesquisa bibliográfica e o seu caráter qualitativo foram explorados para a criação de uma matriz estratégica de Relações Públicas. Por sua vez, através da aplicação de questionário para levantamento de dados quantitativos, a pesquisa de campo foi realizada com os graduados das últimas dez turmas (de 2003 a 2011) do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da UFSM. O estudo está organizado em três capítulos, sendo Comunicação Estratégica; Relações Públicas Estratégicas; e Metodologia. A pesquisa permitiu identificar que a calendarização, pensada a partir dos elementos técnicos e cognitivos da comunicação estratégica, pode ser compreendida para além da questão operacional. Porém, para que isso seja efetivo bem como a institucionalização do caráter estratégico do Relações Públicas, necessita-se de uma mudança de postura do profissional dentro da prática no mercado de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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