Empreendedorismo e relações públicas: plano de negócios com ênfase no planejamento estratégico
Resumo
Empreendedorismo, relações públicas e paisagismo, três palavras que não são sinônimos, mas que podem ter uma grande afinidade. O empreendedor precisa buscar novas ideias para o seu negócio, necessita gostar do que faz, para que assim, exista muita vontade de fazer o seu empreendimento obter resultados positivos. O relações públicas procura criar uma imagem positiva deste empreendimento, de forma a não apenas visar o lucro, mas sim, a satisfação do público. Criar estratégias que possam aproximar a organização do seu público, de forma a criar relacionamentos, são umas das grandes capacidades deste profissional. Não somente isto, mas também, realizar um planejamento estratégico, para que todas as ações possam ser realizadas de maneira benéfica, dentre todas as outras capacidades do RP. O paisagista, profissional capacitado para realizar projetos paisagísticos, design de flores, ornamentação, entre tantas outras atribuições, ao unir-se com o campo de relações públicas, só tende a obter um empreendimento positivo. Se um planejamento de relações públicas for unido a uma organização do ramo paisagístico, ambos podem se beneficiar, mas mais do que isto, alcançar as expectativas do público. Pois, o RP é formado para atuar nas diferentes áreas, sendo que, realizar a comunicação do paisagismo, pode ser uma delas. O trabalho é divido em três capítulos, sendo o primeiro: empreendedorismo em relações públicas, em que os principais autores são: Cesca (2006), Dolabela (2008), Hisrich e Peters (2004), Kunsch, (2006) e Dornelas (2008). O segundo capítulo apresenta: a comunicação estratégica de relações públicas, sendo Oliveira (2015), Kunsch (2006), Cesca (2006), Andrade (2005), Simões (2006) e Gruning (2011) os autores utilizados. Já o terceiro refere-se a: um diferencial no empreendimento, em que Hardt (2007) e Gruning (2011) são usados para o embasamento teórico. Após, apresenta-se a metodologia do trabalho, que é o próprio plano de negócios e então, este é desenvolvido, sendo que está como apêndice deste arquivo. Durante a pesquisa e criação do plano detectou-se que existe uma carência no Brasil em relação às pesquisas, sendo que foram encontrados poucos resultados referente ao paisagismo e empreendedorismo, em especial, no Vale do Taquari. Além disso, verificou-se que nos cursos de relações públicas existe a necessidade de aumentar o número de disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, pois a maioria destes possuem uma ou duas disciplinas nesta área, ou ainda, nenhuma. Resultando então, em profissionais que podem deixar de empreender por falta de incentivo.
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