Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorTiggemann, Franciele
dc.date.accessioned2019-06-13T16:32:56Z
dc.date.available2019-06-13T16:32:56Z
dc.date.issued2016-12-13
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationTIGGEMANN, F. Empreendedorismo e Relações Públicas: plano de negócios com ênfase no planejamento estratégico. 2016. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17004
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractEntrepreneurship, public relations and landscaping, three words that are not synonymous but that can have a great affinity. The entrepreneur needs to seek new ideas for his business, he needs to like what he does, so that there is a lot of desire to make his enterprise achieve positive results. Public relations seeks to create a positive image of this enterprise, in order not only to aim for profit, but rather to satisfy the public. Creating strategies that can bring the organization closer to its audience, in order to create relationships, are one of the great skills of this professional. Not only this, but also, carry out strategic planning, so that all actions can be carried out in a beneficial way, among all the other capabilities of the RP. The landscaper, a professional trained to carry out landscape projects, flower design, ornamentation, among many other duties, when joining with the field of public relations, only tends to obtain a positive enterprise. If public relations planning is joined to a landscape organization, both can benefit, but more than that, meet the expectations of the public. For, the RP is formed to act in the different areas, and, to carry out the communication of the landscaping, may be one of them. The work is divided in three chapters, the first being entrepreneurship in public relations, in which the main authors are: Cesca (2006), Dolabela (2008), Hisrich and Peters (2004), Kunsch, (2006) and Dornelas (2008). The second chapter presents: the strategic communication of public relations, being Oliveira (2015), Kunsch (2006), Cesca (2006), Andrade (2005), Simoes (2006) and Gruning (2011) the authors used. The third one refers to: a differential in the enterprise, in which Hardt (2007) and Gruning (2011) are used for the theoretical foundation. Afterwards, the methodology of the work is presented, which is the business plan itself and then, this one is developed, being that it is like appendix of this file. During the research and creation of the plan it was detected that there is a lack in Brazil in relation to the surveys, being that few results have been found regarding landscaping and entrepreneurship, especially in Vale do Taquari. In addition, it was found that in public relations courses there is a need to increase the number of subjects related to entrepreneurship, since most of them have one or two subjects in this area, or none at all. Resulting then, in professionals who may fail to undertake for lack of incentive.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectPaisagismopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectPlano de negóciospor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectLandscapingeng
dc.subjectStrategic planeng
dc.subjectBusiness planeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleEmpreendedorismo e relações públicas: plano de negócios com ênfase no planejamento estratégicopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEmpreendedorismo, relações públicas e paisagismo, três palavras que não são sinônimos, mas que podem ter uma grande afinidade. O empreendedor precisa buscar novas ideias para o seu negócio, necessita gostar do que faz, para que assim, exista muita vontade de fazer o seu empreendimento obter resultados positivos. O relações públicas procura criar uma imagem positiva deste empreendimento, de forma a não apenas visar o lucro, mas sim, a satisfação do público. Criar estratégias que possam aproximar a organização do seu público, de forma a criar relacionamentos, são umas das grandes capacidades deste profissional. Não somente isto, mas também, realizar um planejamento estratégico, para que todas as ações possam ser realizadas de maneira benéfica, dentre todas as outras capacidades do RP. O paisagista, profissional capacitado para realizar projetos paisagísticos, design de flores, ornamentação, entre tantas outras atribuições, ao unir-se com o campo de relações públicas, só tende a obter um empreendimento positivo. Se um planejamento de relações públicas for unido a uma organização do ramo paisagístico, ambos podem se beneficiar, mas mais do que isto, alcançar as expectativas do público. Pois, o RP é formado para atuar nas diferentes áreas, sendo que, realizar a comunicação do paisagismo, pode ser uma delas. O trabalho é divido em três capítulos, sendo o primeiro: empreendedorismo em relações públicas, em que os principais autores são: Cesca (2006), Dolabela (2008), Hisrich e Peters (2004), Kunsch, (2006) e Dornelas (2008). O segundo capítulo apresenta: a comunicação estratégica de relações públicas, sendo Oliveira (2015), Kunsch (2006), Cesca (2006), Andrade (2005), Simões (2006) e Gruning (2011) os autores utilizados. Já o terceiro refere-se a: um diferencial no empreendimento, em que Hardt (2007) e Gruning (2011) são usados para o embasamento teórico. Após, apresenta-se a metodologia do trabalho, que é o próprio plano de negócios e então, este é desenvolvido, sendo que está como apêndice deste arquivo. Durante a pesquisa e criação do plano detectou-se que existe uma carência no Brasil em relação às pesquisas, sendo que foram encontrados poucos resultados referente ao paisagismo e empreendedorismo, em especial, no Vale do Taquari. Além disso, verificou-se que nos cursos de relações públicas existe a necessidade de aumentar o número de disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, pois a maioria destes possuem uma ou duas disciplinas nesta área, ou ainda, nenhuma. Resultando então, em profissionais que podem deixar de empreender por falta de incentivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto