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dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorSeeger, Daiane Bairros
dc.date.accessioned2019-06-24T15:29:27Z
dc.date.available2019-06-24T15:29:27Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17083
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article shows some practical results of the use of printed and computer media as resources to support the development process of a student with Down Syndrome in the early childhood education of a private school in Santa Maria from attendance in the classroom and also in the Service Educational Specialist (AEE). In this opportunity, the reflections are presented on how the use of these resources from the pedagogical mediation of both teachers can provoke changes and support new learning, from a curriculum with activities adapted to the needs of this child. The research sought to investigate how the creative and interactive process through the use of print media and computer science can contribute to the learning of students with down syndrome, children from 4 to 6 years of early childhood education through pedagogical mediation in the classroom and of the special educator? The goal is to reflect on how the use of print and computer media can facilitate the learning process of children with Down syndrome included in early childhood education. Thus, strategies and activities were sought that ensured the student's learning in the different contexts and situations experienced by her using the printed and computer resources as support. The methodology of this research goes through a literature review, as well as similar experiences were sought in other researches. The conclusion drawn from this study concerns the possibilities of the use of printed and computer media in the classroom and in the AEE with the student included in Early Childhood Education. And also to the different significant advances related to the social, cognitive, motor aspects, obtained by the student, but emphasizing that she needs continuous stimuli to continue developing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídia impressapor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectPrinted mediaeng
dc.subjectComputingeng
dc.subjectDown's syndromeeng
dc.titleA importância do uso pedagógico das mídias impressa e informática no processo de desenvolvimento de uma aluna com Síndrome de Down incluída na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe importance of the pedagogical use of impressed and computer media in the development process of a pupil with Down Syndrome included in child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados práticos do uso das mídias impressa e informática como recursos de apoio ao processo de desenvolvimento de uma aluna com síndrome de down na educação infantil de uma escola privada de Santa Maria a partir do atendimento em sala de aula e também no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesta oportunidade, são apresentadas as reflexões de como o uso destes recursos a partir da mediação pedagógica de ambos os professores pode provocar mudanças e alicerçar novas aprendizagens, a partir de um currículo com atividades adaptadas às necessidades desta criança. A pesquisa buscou investigar como o processo criativo e interativo através do uso da mídia impressa e informática podem contribuir para o aprendizado de alunos com síndrome de down, de crianças de 4 a 6 anos da educação infantil a partir da mediação pedagógica em sala de aula e da educadora especial? O objetivo é refletir sobre como o uso das mídias impressa e informática podem facilitar o processo de aprendizagem de crianças com síndrome de down incluídas na educação infantil. Assim, buscaram-se estratégias e atividades que dessem conta de garantir as aprendizagens desta aluna nos diferentes contextos e situações vivenciadas por ela, usando como suporte os recursos impressos e do computador. A metodologia desta pesquisa passa por uma revisão de literatura, assim como se buscou experiências similares em outras pesquisas. A conclusão extraída desse estudo, diz respeito às possibilidades da utilização das mídias impressas e informática em sala de aula e no AEE com a aluna incluída na Educação Infantil. E também aos diferentes avanços significativos relacionados aos aspectos sociais, cognitivos, motores, obtidos pela aluna, mas salientando que ela necessita de estímulos contínuos para continuar se desenvolvendo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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