Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
Resumen
Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos da pesquisa sobre o uso das mídias como suporte para as práticas multiletramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Nesta oportunidade, a fim de facilitar e promover a construção de aprendizagens tem-se a utilização dos recursos de mídias no trabalho com estudantes de 2ª série do Ensino Médio. Este trabalho é derivado de uma revisão de literatura de trabalhos sobre concepções de linguagens, ensino e uso das mídias e de práticas em sala de aula de uma escola estadual de Santa Maria. O objetivo é promover práticas que visem à promoção do multiletramento e à construção de aprendizagens e processos de autoria dos alunos participantes do estudo a partir do uso integrado das mídias. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de análises e produção de peças de propaganda, tendo em vista sua composição multimodal. Quanto aos resultados, de modo geral, na análise dos textos, evidenciou-se, por um lado, certa facilidade no reconhecimento de estratégias utilizadas nas propagandas devido à recorrência das mesmas e, por outro, maiores dificuldades no reconhecimento dos objetivos específicos de cada publicidade. Na produção audiovisual, mesmo diante da dificuldade de muitos para manejo das ferramentas de edição, verificou-se na maioria das produções uma articulação coerente dos recursos para a composição textual/semântica da peça de propaganda. A principal conclusão deste trabalho diz respeito às reflexões sobre as contribuições e sobre potencialidades que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proporcionam as práticas de leitura e produção de textos multimodais.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
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