dc.contributor.advisor | Chicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro | |
dc.creator | Andrade, Carla Alexandra Silva de | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T13:11:47Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T13:11:47Z | |
dc.date.issued | 2019-03-16 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17109 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This article aims to present an analysis on the use of media as didactic tools in the literacy process. It should be considered that they are part of the majority of people in the present day, not being used to be any novelty for the analyzed group. This article discusses the use of media as tools in the literacy process of students with learning disabilities, the focus refers to the activities that are refocused on the use of media, verifying their assistance in the process of reading and writing. For this purpose, we used the qualitative research through observation and interview, the bibliographic research was also used with the application of the psychogenesis levels of the written language. The following media were used: television, internet and printed media, observing its use with students aged six to seven years who presented learning difficulties, pro-putting the use of these media for activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Learning difficulties | eng |
dc.title | Utilização das mídias na alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Utilization of media in literacy of students with learning difficulties | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise sobre o uso das mídias como ferramentas didáticas no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem. Deve-se considerar que as mesmas fazem parte da realidade da maioria das pessoas nos dias atuais, não se tratando do seu uso ser nenhuma novidade para o grupo analisado. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa por meio de observação e entrevista, também se utilizou a pesquisa bibliográfica com a aplicação de teste dos níveis da psicogênese da língua escrita. Utilizou-se as seguintes mídias: televisão, internet e mídias impressas, observando seu uso com alunos da faixa etária de seis a sete anos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, propondo o uso dessas mídias para atividades de alfabetização e também para a ressignificação na aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa foram verificadas vantagens e desvantagens de sua utilização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |