dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Ereno, Cirlene Maier | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T15:14:55Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T15:14:55Z | |
dc.date.issued | 2019-03-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17121 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This work aims to investigate new methodologies to be developed in drawing classes in the discipline of arts in elementary school in order to analyze and experience activities with the use of tutorials and videos available on the internet searching for new approaches to cognitive development and creativity processes in adolescents elementary school years. Society and technology, to the detriment of current advances and discoveries, are in the process of transformation on a daily basis, which entails a great deal of information and interpretation of the context based on the experiences and experiences of each human being. Our context allows the use of various mechanisms, tools and digital platforms to develop skills and abilities, providing new doubts and suggestions for new methodological approaches. In these terms, we understand that it is possible through design tutorials, to develop cognitive abilities and to maximize the process of creative and intellectual development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.subject | Processos de criatividade | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Visual arts | eng |
dc.subject | Teaching methodology | eng |
dc.subject | Creativity processes | eng |
dc.title | Os tutoriais de desenho como ferramentas midiáticas para as aulas de artes visuais: possibilidades para novas metodologias no ensino fundamental II | por |
dc.title.alternative | The drawing tutorials as midi tools for visual arts classes: possibilities for new methodologies in fundamental teaching II | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa investigar novas metodologias para serem desenvolvidas em aulas de desenho na disciplina de artes no Ensino Fundamental Anos Finais a fim de analisar e vivenciar atividades com o uso de tutoriais e vídeos disponíveis na Internet buscando novas abordagens para o desenvolvimento cognitivo e processos de criatividade em adolescentes do ensino fundamental anos finais. A sociedade e a tecnologia em detrimento dos avanços e descobertas atuais, estão em processo de transformações diariamente, o que acarreta um grande volume de informações e interpretações do contexto baseado nas experimentações e vivências de cada ser humano. Nosso contexto possibilita o uso de vários mecanismos, ferramentas e plataformas digitais para desenvolver competências e habilidades proporcionando novas dúvidas e sugestões para novas abordagens metodológicas. Nestes termos, entendemos que é possível através dos tutoriais de desenho, desenvolver capacidades cognitivas e maximizar o processo de desenvolvimento criativo e intelectual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |