Elementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolar
Fecha
2018-12-18Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em
Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Ao longo
da trajetória profissional, desenvolvi minhas atividades de maneira interdisciplinar e
transdisciplinar, integrando saúde, educação e assistência do educando e seus
familiares. Apresenta-se como questão de pesquisa: é possível ressignificar o Círculo
da Paz a partir da trajetória pessoal e profissional, nos diferentes contextos
educativos? Em consonância com essa problematização buscando elucidá-la através
do objetivo geral “ressignificar o Círculo de Construção de Paz a partir dos saberes e
fazeres de intervenções nos diferentes contextos educativos” e como objetivos
específicos: promover a construção e a reconstrução de vínculos nos círculos de paz;
reconhecer atividades que desenvolvam a auto, hetero e inter conhecimento numa
vivência e promoção à sensibilidade, a harmonia e a aprendizagem de valores
humanos; pontuar os elementos reconstitutivos do Círculo de Paz em contextos
educativos. Estes objetivos direcionam o trabalho desenvolvido em Círculos de Paz
para propor novas possibilidades de ressignificação no contexto escolar, de onde
demanda e converge a integração escola-família. O aporte teórico que sustenta a
argumentação é a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de
Bronfenbrenner (1992,1995,1999). O aporte metodológico decorre da narrativa
autobiográfica, a partir de Marinas (2004,2007,2014) Abrahão (2014) e Marquezan
(2015), em que a pesquisadora dá novos significados ao vivido como mediadora em
Círculos de Construção da Paz, colocando em evidência a interação em um contexto
de aproximação entre escola e família. O pensamento em circularidade, proposto por
Morin (2011) permitiu pontuar elementos reconstitutivos do Círculo da Paz, como
materialidade do processo investigativo e desta dissertação de mestrado. O Círculo
de Paz ressignificado, resgata “olhar atento e a escuta sensível” do ser em várias
dimensões e aponta para novas aprendizagens, de como lidar com as emoções e
reconstruir vínculos como possíveis caminhos para o equilíbrio do ser.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: