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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorZanata, Juliana Alievi
dc.date.accessioned2019-06-27T12:52:46Z
dc.date.available2019-06-27T12:52:46Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17169
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractLa comunidad escolar delante la construcción participativa del Proyecto Político Pedagógico es parte de la gestión democrática de la escuela. Esta investigación monográfica trató de comprender la importancia de la participación de la comunidad en la construcción del proyecto político pedagógico. Embazó en el enfoque cualitativo, que se caracteriza como un estudio de caso. Como instrumento de recolección de datos utilizó el cuestionario. Los participantes eran miembros del equipo directivo, profesores y padres de la Escuela Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha en la ciudad de Constantina, RS. Con ese estudio contactó que a través de la construcción colectiva la escuela se vuelve más autónoma y la comunidad escolar se siente más valorada en contribuir para edificación de una escuela con identidad propia y democrática.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestión escolar democráticaspa
dc.subjectComunidad escolarspa
dc.subjectProyecto político-pedagógicospa
dc.titleA gestão escolar e a construção do projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeLa comunidad escolar delante la construcción coletiva del proyecto político educativospa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA construção participativa do Projeto Político Pedagógico faz parte da gestão democrática da escola. A presente pesquisa monográfica buscou compreender a importância da participação da comunidade escolar na construção do Projeto Político e Pedagógico. Embasou-se no enfoque qualitativo, caracterizada como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. Participaram do estudo membros da equipe gestora, professores e pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha do município de Constantina, RS. Com o estudo contatou-se que através da construção coletiva a escola torna-se mais autônoma e a comunidade escolar sente-se valorizada em contribuir com a construção de uma escola com identidade própria e democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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