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dc.contributor.advisorBarcellos, Marilia de Araujo
dc.creatorRossi, Jean Silveira
dc.date.accessioned2019-07-01T11:19:27Z
dc.date.available2019-07-01T11:19:27Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationROSSI, J. S. Clube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitores. 2018. 123 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17211
dc.description.abstractThis research had as general objective to understand how happens the process of communication of literary experiences of readers of Santa Maria who are associates of the club of signing of books TAG. This consumer audience is part of a community created by the company and uses virtual and face-to-face spaces to share subjects related to the literary sphere, creating social bonds of friendship and belonging. Through a bibliographical research based on Hallewell (2012) and Milton (2002) we perceive the historical role of the Brazilian book signing clubs of the twentieth century as inspiration for the resurgence of this business model in the twenty-first century. In order to construct the empirical investigation, the practices of these associates were gathered in the work, through a questionnaire applied at national / local level and participant observation in face - to - face meetings in Santa Maria - RS. Through an interview with the company and media research, we understand that there is a mediation of the club and the Communication and Information Technologies in the relations between the members. The theoretical clipping, based mainly on the studies of Recuero (2009), Silverstone (2011) and Castells (2000), provided pillars for the analysis developed when it concludes that TAG readers are connected and are consumers in digital social media, as well as complement their literary experience by attending face-to-face meetings. In this way, TAG book club associates, with mediation from the company, have been found to have built a literary community through online and offline environments, as they feel of belonging members of the club by sharing their experiences with other subscribers in a multi-platform communication process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectClube de assinaturapor
dc.subjectTAG livrospor
dc.subjectComunicationeng
dc.subjectReaderseng
dc.subjectComunityeng
dc.subjectAssinature clubeng
dc.titleClube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de comunicação de experiências literárias de leitores santa-marienses que são associados do clube de assinatura de livros TAG. Esse público consumidor está inserido em uma comunidade criada pela empresa e utiliza-se de espaços virtuais e presenciais para compartilhar assuntos relacionados ao âmbito literário, criando vínculos sociais de amizade e pertencimento. Por meio de pesquisa bibliográfica, baseada em Hallewell (2012) e Milton (2002) percebemos o papel histórico dos clubes brasileiros de assinatura de livros do século XX como inspiração para o ressurgimento desse modelo de negócios no século XXI. Para construção da investigação empírica, foram reunidas no trabalho as práticas desses associados, por meio de questionário aplicado em nível nacional/local e observação participante nos encontros presenciais em Santa Maria – RS. Mediante entrevista com a empresa e investigação na mídia, entendemos que existe uma mediação do clube e das Tecnologias de Comunicação e Informação nas relações entre os associados. O recorte teórico, baseado principalmente nos estudos de Recuero (2009), Silverstone (2011) e Castells (2000), trouxe pilares para a análise desenvolvida quando conclui que os leitores da TAG estão conectados e são consumidores nas mídias sociais digitais, assim como complementam sua experiência literária ao participar dos encontros presenciais. Dessa maneira, verificou-se que os associados do clube de livros TAG, com mediação da empresa, construíram uma comunidade literária, através de ambientes online e offline, uma vez que se sentem membros pertencentes do clube ao compartilharem suas experiências com outros assinantes em um processo comunicacional multiplataformas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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