O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar o incentivo do empreendedorismo na formação dos alunos de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Santa Maria/RS. Considerou-se com base em Dornelas (2008), o perfil empreendedor como principais características a) comprometimento e determinação; b) obsessão pelas oportunidades; c) tolerância ao risco; d) ambiguidade e incertezas; e) criatividade, autoconfiança e habilidades de adaptação; f) motivação e superação; g) liderança. Estas características nortearam os instrumentos de pesquisa, composto por análise documental, entrevista com docentes e questionário com egressos e estudantes do curso de RP da UFSM - Campus Santa Maria. A pesquisa tem caráter exploratório e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir da observação direta da análise documental do currículo de 2014 do curso de Relações Públicas - Campus Santa Maria, das entrevistas com os docentes com perguntas semi-estruturadas e do questionário estruturado com os egressos e estudantes, passando pelo cruzamento dos dados. Os resultados indicam que o curso incentiva o empreendedorismo, considerando a recente atualização do currículo. Os professores são engajados em tecnologia e informação do mercado para dentro de suas disciplinas. Os egressos e estudantes contemplam o perfil do empreendedor, porém não tem com expectativa a abertura do seu próprio negócio.
Collections
The following license files are associated with this item: