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dc.contributor.advisorFossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisorMuller, Fabrise de Oliveira
dc.creatorOliveira, Gabriele Caroline de
dc.date.accessioned2019-07-01T11:44:00Z
dc.date.available2019-07-01T11:44:00Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationOLIVEIRA, G. C. O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria. 2018. 62 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17221
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the incentive of entrepreneurship in the training of Public Relations students (PR) of the Federal University of Santa Maria - Campus Santa Maria / RS. Based on Dornelas (2008), it was considered the entrepreneur profile as main characteristics a) commitment and determination; b) obsession with opportunities; c) risk tolerance; d) ambiguity and uncertainties; e) creativity, self-confidence and adaptive skills; f) motivation and overcoming; g) leadership. These characteristics guided the research instruments, composed by documentary analysis, interview with teachers and questionnaire with graduates and students of the course of PR of UFSM - Campus Santa Maria. The research is exploratory and of a qualitative nature. The data were collected from the direct observation of the documentary analysis of the 2014 curriculum of the Public Relations course - Campus Santa Maria, interviews with the teachers with semi-structured questions and the structured questionnaire with the students and students, passing through the data. The results indicate that the course encourages entrepreneurship, considering the recent updating of the curriculum. Teachers are engaged in technology and market information within their disciplines. The graduates and students contemplate the profile of the entrepreneur, but do not expect the opening of their own business.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectCurrículo de relações públicaspor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectPublic relationseng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectPublic relations curriculumeng
dc.titleO incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe entrepreneurial culture in the Public Relations course of the Federal University of Santa Maria/RS - Santa Maria Campuseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o incentivo do empreendedorismo na formação dos alunos de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Santa Maria/RS. Considerou-se com base em Dornelas (2008), o perfil empreendedor como principais características a) comprometimento e determinação; b) obsessão pelas oportunidades; c) tolerância ao risco; d) ambiguidade e incertezas; e) criatividade, autoconfiança e habilidades de adaptação; f) motivação e superação; g) liderança. Estas características nortearam os instrumentos de pesquisa, composto por análise documental, entrevista com docentes e questionário com egressos e estudantes do curso de RP da UFSM - Campus Santa Maria. A pesquisa tem caráter exploratório e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir da observação direta da análise documental do currículo de 2014 do curso de Relações Públicas - Campus Santa Maria, das entrevistas com os docentes com perguntas semi-estruturadas e do questionário estruturado com os egressos e estudantes, passando pelo cruzamento dos dados. Os resultados indicam que o curso incentiva o empreendedorismo, considerando a recente atualização do currículo. Os professores são engajados em tecnologia e informação do mercado para dentro de suas disciplinas. Os egressos e estudantes contemplam o perfil do empreendedor, porém não tem com expectativa a abertura do seu próprio negócio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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