Estratégias de relacionamento com a imprensa em período de rebaixamento: os casos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional
Resumo
Este trabalho tem como propósito contribuir com o conhecimento teórico-prático sobre as estratégias de comunicação no ambiente das organizações desportivas a fim de construir um bom relacionamento com a imprensa em períodos de tensão. A partir do enquadramento midiático de quatro clubes de futebol no período que culminou no rebaixamento de série no Campeonato Brasileiro, buscou-se analisar as diferentes formas de abordagens dos títulos noticiosos veiculadas nos jornais Zero Hora e Folha de S.Paulo. O objetivo é compreender as articulações da imprensa a partir do esquema de publicações de matérias sobre as equipes de futebol Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Internacional. A relação com as ações das assessorias de
imprensa foram recortadas para as organizações gaúchas, através do enfoque metodológico do estudo de caso. Assim, justaposta ao estudo de caso, as bases metodológicas foram de caráter exploratório explicativa, ancoradas em questionários semi-estruturados aplicados aos profissionais de comunicação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional .
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: