dc.contributor.advisor | Roos, Liane Teresinha Wendling | |
dc.creator | Salles, Eliciane Brüning de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T15:45:32Z | |
dc.date.available | 2019-07-05T15:45:32Z | |
dc.date.issued | 2013-12-05 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17333 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study describes a pedagogical practice made with students from the fifth year in primary school related to mathematical investigation. It has been proposed due to some descriptors’ approaches presented in the group Quantities and Measures, from the Mathematics Reference Matrix, specifically to studies related to length, perimeter and surface. Based on the study about mathematical investigation and its contributions to mathematical subjects’ teaching and learning a pedagogical approach has been chosen with the aim to incentive the construction of mathematical concepts in a motivating way. To achieve it, the cut-off in this study corresponds to activities organized in three lessons planning developed in three lessons in regular round of a fifth year group. This study can be classified as a qualitative research with a case study, where the study’s object is a fifth year group from Professora Margarida Lopes Primary School in Santa Maria/RS. The instrument used has been a field diary. From the analysis made in class, aspects that help to understand the process of teaching and learning of mathematical subjects approached have been found. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Investigação matemática | por |
dc.subject | Matriz de referência | por |
dc.subject | Grandezas e medidas | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de matemática | por |
dc.subject | Mathematical investigation | eng |
dc.subject | Reference matrix | eng |
dc.subject | Quantities and measures | eng |
dc.subject | Mathematical teaching and learning | eng |
dc.title | Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática | por |
dc.title.alternative | Pedagogical practice made with students from the fifth year in primary school in the perspective of mathematical reference matrix | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores apresentados no bloco Grandezas e Medidas, da Matriz de Referência de Matemática, no que se refere, especificamente, ao estudo de medidas de comprimento, perímetro e superfície. A partir do estudo sobre atividades de investigação matemática e as contribuições destas para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de matemática, optou-se por uma prática pedagógica com o propósito de incentivar a construção de conceitos matemáticos de forma mais motivadora. Para isso, o recorte apresentado nesse estudo, corresponde às atividades organizadas em três planos de aula que foram desenvolvidos em três aulas em turno regular de uma turma de alunos do quinto ano. O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde o objeto de estudo é uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Margarida Lopes da cidade de Santa Maria/RS. O instrumento de pesquisa utilizado foi o diário de campo. Por fim, a partir da análise das intervenções realizadas em sala de aula foram constatados aspectos que auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos abordados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |