dc.contributor.advisor | Marin, Elizara Carolina | |
dc.creator | Zancan, Silvana | |
dc.date.accessioned | 2019-07-09T15:56:28Z | |
dc.date.available | 2019-07-09T15:56:28Z | |
dc.date.issued | 2011-03-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17365 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pós-graduação | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Pós-Graduação: o descredenciamento do programa do CEFD/UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente artigo parte da reflexão sobre o sistema de Pós-Graduação no Brasil e,
dentro deste contexto, objetiva discutir sobre os fatores que contribuíram para o
descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de
Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM), considerando
o contexto das políticas da CAPES, da UFSM, do CEFD. Para consecução da pesquisa
utilizamos levantamento bibliográfico e documental. Através dos estudos e pesquisas
realizadas chegou-se a conclusão que, além da falta de organicidade entre a área de
concentração, as linhas de pesquisa, a grade curricular, os grupos de pesquisa e os
docentes, e de investimento em publicação científica (deficiência assinalada desde a
avaliação de 1980), faltou uma política da Coordenação do Programa de Pós-graduação
juntamente com a direção do CEFD com relação ao sistema de aposentadoria e de
entrada via concurso público, colaborando sobremaneira para a desestruturação da Pós-
Graduação. Mas, fundamentalmente, o programa não acompanhou as mudanças do
modelo de avaliação que valoriza prioritariamente a produção científica, portanto, a
pesquisa e a publicação em periódicos qualificados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |