Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMagno Junior, Mario Gerson Miranda
dc.creatorZappe, Janessa Aline
dc.date.accessioned2019-07-10T13:23:38Z
dc.date.available2019-07-10T13:23:38Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17382
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe consensus in the studies that the information and communication technologies (ICT) are important resources that must be inserted in school practice to facilitate the process of teaching and learning. So in this article are presented reflections on the development, application and avaliation of a didactics sequence about Thermochemistry using ICT. The didactics sequence was applied with a class of 2nd year of high school to a private school in a town in the central region of Rio Grande do Sul and was composed of 5 classes. At the end of the development of classes, considerations were made for the preparation, application and avaliation of the didatics sequence. The results show that participants in this research were not used to participate in classroom activities involving the use of ICT, there is a scarcity of learning objects on the content of Thermochemistry available on the internet and that the teacher is an important mediator to the process of teaching and learning with ICT.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectTermoquímicapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTeaching of chemistryeng
dc.subjectThermochemistryeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleTecnologias de informação e comunicação nas aulas de química: reflexões sobre a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática sobre termoquímica em uma turma de 2º ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeICT in classes chemistry: reflections on the development, application and avaliation of a didatics sequence about thermochemistry in a classroom of 2nd year of high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoÉ consenso nas pesquisas da área que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são recursos importantes que precisam estar inseridos na prática escolar a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, neste artigo são apresentadas reflexões acerca da elaboração, da aplicação e da avaliação de uma sequência didática sobre Termoquímica com o uso de TIC. A sequência didática foi aplicada com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de um município da região central do Rio Grande do Sul e foi composta de 5 aulas. Ao final do desenvolvimento das aulas, foram feitas considerações sobre a elaboração, aplicação e avaliação da sequência didática. Os resultados mostram que os participantes dessa pesquisa não estavam habituados a participar de atividades em sala de aula que envolvessem o uso de TIC, que existe uma escassez de objetos de aprendizagem sobre o conteúdo de Termoquímica disponíveis na internet e que o professor é um mediador importante para o processo de ensino e aprendizagem com TIC.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto