Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorZart, Marlise Maria Tatsch
dc.date.accessioned2019-07-10T15:37:58Z
dc.date.available2019-07-10T15:37:58Z
dc.date.issued2011-12-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17391
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe great influence of the technological improvement with the new patterns of the modern society, don't allow an education that is still attested by conservative teaching practices, that don't awake the criticism and creativity of the students and keep on repeating the same models of the past. We are in the global era, of the mass communication, plugged, connected, with access to lots of information everywhere. Therefore, there is no justification to a school being so far of this reality. This article has in view to demonstrate experiences with 8 th grade students of the Fundamental School, as a result of the development of activities, more specifically in Portuguese Language discipline, in which were used videos, blogs and internet as supportive tools to their practice. Although a great number of students has frequent access to these technologies, it was noticed his incompetence with its use in the learning process. They show excitement when these innovations are proposed in classroom, but they unknown the real potential of these tools as sources to the construction of knowledge and intellectual development. That is why, every time, is more necessary to qualify teachers to the correct use of the media, so they may be able to assume a new position towards this reality in their teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleO uso do computador e vídeo como perspectivas inovadoras para a aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA grande influência dos avanços tecnológicos juntamente com novos padrões da sociedade moderna, não permite uma educação que ainda esteja evidenciada por práticas docentes conservadoras, que não despertem a criticidade e criatividade dos alunos e que continuem repetindo modelos já ultrapassados. Estamos na era da globalização, da comunicação em massa, plugados, conectados, com acesso a uma gama de informações por todos os lados. Por isso, não se justifica a escola estar ainda longe desta realidade. Este artigo visa demonstrar experiências com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, resultantes do desenvolvimento de atividades, mais especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, em que foram utilizados vídeos, blogs e Internet como ferramentas de apoio para a prática das mesmas. Embora a grande maioria dos educandos tenha acesso frequente às tecnologias, percebeu-se um despreparo destes quanto à utilização das mesmas no processo de aprendizagem. Demonstram-se empolgados quando tais inovações são propostas na sala de aula, porém desconhecem o verdadeiro potencial dessas ferramentas como fontes para construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual. Por isso, é cada vez mais necessária a capacitação de professores para o correto uso de recursos midiáticos, para que estejam preparados para assumirem uma nova postura diante dessa realidade no seu fazer pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto