dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Zasso, Carla Regina | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T12:36:29Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T12:36:29Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17404 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article is a case study on building a learning object, transformed from a conventional type into
a technological one, entitled Poster of Professions. It is the result of a teaching project for the
discipline Information Technology and Communication in the Classroom, based on Piaget's
constructivist interactionism, whose model follows a dialogic approach of respect and recognition
of the contribution of the other. During the stages of that construction, the young students of the
College Interexperience Project became aware of the multiple forms of learning to learn
interactively, under the mediation of technology. At the same time, they experienced the insertion
into the knowledge of the professions, preparing themselves for future career choice. The results
showed a shift of focus in educational practice and lifted the young students to the condition of
protagonists in their learning, including digital kind, and motivated them to continue their studies in
an attempt to develop a profession. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interacionismo | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Interactionism | eng |
dc.subject | Learning object | eng |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.title | A construção do objeto de aprendizagem - cartaz das profissões: um estudo de caso no projeto intervivência universitária | por |
dc.title.alternative | The building of a learning object – poster of professions: a case study on the college interexperience project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo é um estudo de caso sobre a construção de um objeto de aprendizagem do tipo
convencional transformado em tecnológico, intitulado Cartaz das Profissões. É o resultado de um
projeto de ensino para a disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação na Sala de Aula,
fundamentado no interacionismo construtivista de Piaget, cujo modelo segue uma metodologia
dialógica de respeito e reconhecimento da contribuição do outro. Durante as etapas dessa
construção, os jovens estudantes do Projeto Intervivência Universitária tomaram consciência das
múltiplas formas de aprender a aprender interativamente, sob mediação tecnológica.
Concomitantemente, eles experimentaram a inserção no universo do conhecimento das
profissões, preparando-se para a futura escolha profissional. Os resultados obtidos demonstraram
a mudança de foco na prática educativa e elevaram os jovens alunos à condição de protagonistas
de suas aprendizagens, inclusive as digitais, além de motivá-los a prosseguirem seus estudos na
intenção de galgar uma profissão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |