dc.contributor.advisor | Machado Junior, Felipe Stanque | |
dc.creator | Sipmann, Osmar | |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T13:03:59Z | |
dc.date.available | 2019-07-16T13:03:59Z | |
dc.date.issued | 2010-12-28 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17458 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article tells a case study that searched the digital room underuse reasons, in a states public
school in Três de Maio, Rs. This research was developed to the course of Specialization in
Information and Communication Technology Apply at Education, in Distance Education as a final
work, in the UAB system by Federal University of Santa Maria, RS, in the first semester of 2010.
The study searched about the cause of this underuse and difficulties faced by researched school
teachers in taught classes with ICTs help in computer room. It inquired the knowledge of searched
school teachers about ICTs. To know the reality we developed a qualitative and quantitative
research. It was developed and implemented a special instrument for collecting data from teachers
of that school, an online questionnaire (survey).
The theory and acquired data allowed to conclude that the main cause of underuse of the digital
room in the researched school is the insufficient knowledge in informatics and ICTs area by teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs na educação | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | ICTs in education | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | A dificuldade para o emprego das TICs por professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Três de Maio, RS | por |
dc.title.alternative | The difficulty for the use of ICTs by elementary school teachers: the study of a case in a public school in the town of Três de Maio, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo relata um estudo de caso que buscou conhecer as causas da subutilização da sala
digital de uma Escola Pública Estadual do município de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui
apresentada foi desenvolvida dentro do trabalho de conclusão de curso de Especialização em
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela
Universidade Federal de Santa Maria, RS, no primeiro semestre de 2010. O estudo buscou
conhecer as causas desta subutilização e as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola
pesquisada em ministrar aulas com o auxílio das TICs na sala digital. Averiguou o conhecimento
dos professores da escola pesquisada a respeito das TICs. Para conhecer a realidade foi
desenvolvida uma investigação quali-quantitativa. Foi elaborado e aplicado um instrumento
especial para a coleta de dados junto aos professores da referida escola, um questionário on-line
(survey). A teoria e os dados obtidos na pesquisa permitiram concluir que as principais causas da subutilização da sala digital da escola pesquisada são os conhecimentos insuficientes na área da
informática e das TICs pelos professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |