A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem
Resumo
Estudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência física motora (DFM) na escola regular, com vistas a contribuir na inclusão destes estudantes considerando sua saúde e deficiência. Para contemplar o objetivo, a amostragem não probalística foi composta de alunos com deficiência física motora (DFM) e seus pais, que estudaram do 5° ao 9° ano, na rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS no ano de 2014, e ainda, um professor de cada escola. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório de acordo com os pressupostos do método dialético crítico. Os instrumentos utilizados foram: o Roteiro de Entrevista sobre Aprendizagem, acesso e estratégias de permanência do aluno DFM na escola elaborada pela pesquisadora e aplicado a um professor/coordenador educacional, e dois Roteiros de Entrevista sobre Condições de saúde e aprendizado do aluno com DFM, formado por perguntas abertas e fechadas, aplicado aos pais e aos alunos em diferentes momentos. A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo e os dados quantitativos por meio da média de frequência aritmética. Foram elaboradas quatro categorias: Características da amostra; Condição de saúde, Inclusão Escolar e Aprendizagem. Concluiu-se que os alunos com DFM demonstraram dificuldades relacionadas a deficiência e aprendizagem no que diz respeito a saúde mental, todavia a saúde física não mostrou impedimento para aprendizagem, exceto naqueles com deficiência física motora de membros superiores. A saúde e educação são conceitos transversais na discussão sobre a aprendizagem.
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