dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Teixeira, Maria Algemira Veloso | |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T13:53:14Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T13:53:14Z | |
dc.date.issued | 2004-12-20 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17502 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present research hás for objective to analyze the school as
inclusive space and the conception of the faculty on the inclusion. This study
had as methodolical practice the descriptive research, having as instrument
for collection of datas an open questionaire. In this, we highlighted important
questions to the people’s inclusion with special educational needs in the
regular school. The analysis of the datas indicates that all the teachers
interviewed agree that the school is a right of everybody guatanteed by the
Constituion and, therefore, it should be an inclusive space, needing tha
compromisement of everybody. But for that, it is necessary a pedagogic
renewall that considers the differences. The course of study need to be
adapted before to the diversity, it is fundamental the development of a work
of continuous formation that objetctifies to modify postures and attitudes.
The inclusion alone will realize in fact if there is the compromisement
of everybody, because I believe that the difficulties impress a rhythm, but
they don’t impede the development they put barriers, but they don’t close
roads. And the wealth of diversities facilitates the collective impressments,
because, joing our private capacities, we can create a citizen school, where
the teachers develop projects that take the students to discover the
happiness of to produce, to interact and to accept the different as a new challenge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | A escola como espaço inclusivo | por |
dc.title.alternative | The school as inclusive space | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como
espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este
estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como
instrumento para a coleta de dados um questionário aberto. Neste,
destacam-se questões relevantes à inclusão de pessoas com necessidades
educacionais especiais na escola regular. A análise dos dados indicam que
todos professores entrevistados concordam que escola é direito de todos
garantido pela constituição e, portanto deve ser um espaço inclusivo,
necessitando comprometimento de todos. Mas para isso, é preciso uma
renovação pedagógica que considere as diferenças. Os currículos precisam
ser adaptados diante da diversidade, é fundamental o desenvolvimento do
trabalho de formação continuada que objetive modificar posturas e atitudes.
A inclusão só realizará se houver o comprometimento de todos, pois
acredito que as dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o
desenvolvimento; colocam barreiras, mas não fecham caminhos. A
diversidade de idéias possibilita a interdisciplinaridade, pois, juntando nossas
capacidades particulares, podemos criar uma escola cidadã, onde os
professores desenvolvam projetos que levem os alunos a descobrir a alegria
de criar, interagir e aceitar o diferente como um desafio novo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |