dc.creator | Bastos, Giséli Duarte | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T14:56:32Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T14:56:32Z | |
dc.date.issued | 2019-03-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17516 | |
dc.description.abstract | A scientifically literate individual understands the scientific concepts, the Nature of Science
and the interweaving between Science, Technology and Society and, based on these
presuppositions, manages to solve day-to-day and world problems. The Scientific Literacy
(SL) gives meaning to the Sciences, fostering learning in the area and corroborating with the
need for this to be worked since the first years of school. Therefore, it is necessary to invest in
the training of teachers who will be responsible for this teaching stage: the Pedagogues. Thus,
this study investigates the means to promote SL in the initial training in Pedagogy while
aiming at Didactic Transposition of Sciences for the early years of Elementary School. For
this effort, three interventions were carried out in the context of initial training between 2016
and 2017, with the first two being carried out in a private Higher Education Institution (HEI),
and with the other being carried out in a public HEI, in a total of 92 hours with the students.
The interventions were developed by the researcher while playing the role of the main teacher
of the classes. In general, the results reinforced the importance and the right of the future
Pedagogues to learn the scientific concepts, as it is necessary to invest in an initial training
that assists the overcoming of the common sense knowledge. However, the main finding
points to the need for the initial training to provide the means for an epistemological
clarification of the Sciences for the students of Pedagogy. Therefore, the training must be
based on a methodological diversity that gathers theory and practice, shows real possibilities
of actions in the classroom, and provides opportunities for reflection on the training itself, its
gaps and its incompleteness. When there is an epistemological understanding, other didactic
precepts, such as the pedagogical and psychological aspects of the area, were reconfigured
and materialized in creative and unpublished didactic propositions produced by future
Pedagogues. Therefore, based on the understanding of the Nature of Science, including the
political and ethical aspects that surround it, as well as the typical procedures of the scientific
doing, it is concluded that the students were more confident and able to transpose didactically
the knowledge of Natural Sciences to the children, while autonomously aiming at the
theoretical concepts and founding an actual Science Teaching based on SL. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Didactic transposition | eng |
dc.subject | Initial teacher training | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Early years | eng |
dc.title | Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica | por |
dc.title.alternative | Teaching training for a teaching of (and about) science in the early years of elementary school: possibilities for scientific literacy | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da
Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses
pressupostos, consegue agir na resolução de problemas de seu dia a dia e do mundo. A
Alfabetização Científica (AC) confere um significado às Ciências, configurando-se como uma
propulsora da aprendizagem na área, corroborando com a necessidade de ser trabalhada desde
os primeiros anos da escolaridade. Para tanto, torna-se necessário investir na formação dos
docentes que serão responsáveis por essa etapa de ensino: os Pedagogos. Neste trabalho,
desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da
Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, investigaram-se meios de promoção
da AC na formação inicial em Pedagogia visando à Transposição Didática das Ciências para
os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse esforço, realizaram-se três intervenções em
contexto de formação inicial, entre os anos de 2016 e 2017, sendo as duas primeiras em uma
Instituição de Ensino Superior (IES) privada e a última em uma IES pública, na região central
do Rio Grande do Sul, Brasil, totalizando 92 horas diante das alunas. As intervenções foram
desenvolvidas pela pesquisadora assumindo o papel de professora regente das turmas. De uma
maneira geral, os resultados reforçaram a importância e o direito das futuras Pedagogas à
aprendizagem dos conceitos científicos, sendo necessário investir-se em uma formação inicial
que auxilie na superação dos conhecimentos de senso comum. O principal achado, no entanto,
aponta para a necessidade de a formação inicial propiciar meios para uma clarificação
epistemológica das Ciências junto às estudantes de Pedagogia. Para tanto, a formação precisa
ser baseada em uma diversidade metodológica que alie teoria e prática e demonstre
possibilidades reais de ações em sala de aula, fornecendo também oportunidades de reflexão
sobre a própria formação, suas lacunas e seu inacabamento. Quando de posse da compreensão
epistemológica, os demais preceitos didáticos, como os aspectos pedagógicos e psicológicos
da área, reconfiguraram-se e materializaram-se em proposições didáticas criativas e inéditas
produzidas pelas futuras Pedagogas. Conclui-se, portanto, que a partir da compreensão da
Natureza da Ciência, incluindo os aspectos políticos e éticos que a circundam, bem como os
procedimentos típicos do fazer científico, as estudantes mostraram-se mais confiantes e
capazes de transpor didaticamente os conhecimentos das Ciências da Natureza às crianças,
buscando autonomamente os conceitos teóricos, e fundando, de fato, um Ensino de Ciências
alicerçado na AC. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Vestena, Rosemar de Fátima | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7401450519634298 | por |
dc.contributor.referee1 | Scremin, Greice | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8590324135636694 | por |
dc.contributor.referee2 | Nicoletti, Elenize Rangel | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6621220078810861 | por |
dc.contributor.referee3 | Goldschmidt, Andréa Inês | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6491503571016482 | por |
dc.contributor.referee4 | Pessano, Edward Frederico Castro | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2760002240063004 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7736382457618227 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |