dc.creator | Mendes, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T15:43:32Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T15:43:32Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17520 | |
dc.description.abstract | Due to the difficulties presented by undergraduate students in Engineering in the disciplines
of the exact areas, many theories and methodologies have been sought to facilitate and
improve the process of teaching and learning, especially Calculus. In this search, the Theory
of Meaningful Learning developed by David Ausubel emphasizes that the process of teaching
learning needs to enable the learner to relate in a non-arbitrary and non-literal way the new
information received with relevant aspects of their cognitive structure. In this way, this theory
emphasizes that for learning to be meaningful, it is necessary then, according to Moreira
(2012): the material to be learned is potentially meaningful for the learner, that is, relatable (or
incorporable) to their cognitive structure. non-arbitrary and non-literal (substantive) form, and
yet the learner must manifest a predisposition to relate the new material in a substantive and
non-arbitrary way to its knowledge structure. We also have that information and
communication technologies need to be constantly embedded in the learning process as tools
that can help make the proposed material potentially meaningful to the student. Thus, the
research work was aimed at investigating some problem situations and elaborating teaching
activities that are potentially meaningful and that will provide a meaningful learning in some
contents of the discipline of Calculus I. It was given focus on how the process occurs of
Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) of the Course of Calculus I aided by the use
of Winplot Software in a graduation course in Forest Engineering. It is observed in the results
obtained that the use of the PMTU allied to the use of computer software or applications of
mobile communication devices (such as tablets or smartphones) can favor the occurrence of
meaningful student learning. And this meaningful learning promoted by the PMTU enables
students to retain in their cognitive structures the main concepts of the contents studied, and
this is due to the graphical analysis of the characteristics and properties of the functions
represented in the cartesian plane of the software used during the studies in classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de cálculo | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | UEPS | por |
dc.subject | Software Winplot | por |
dc.subject | Teaching calculus | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | PMTU | eng |
dc.subject | Winplot Software | eng |
dc.title | Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas | por |
dc.title.alternative | Investigation of the calculus learning process in a forest engineering course: the use of Winplot software in the application of potentially meaningful teaching units | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias
nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar
e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial de Cálculo. Nessa procura, a
Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel destaca que o
processo de ensino aprendizagem precisa fazer com que o educando consiga relacionar, de
maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes
da sua estrutura cognitiva. Desta forma, essa teoria enfatiza que para que a aprendizagem seja
significativa, é necessário então que, segundo Moreira (2012): o material a ser aprendido seja
potencialmente significativo para o aprendiz, isto é, relacionável (ou incorporável) a sua
estrutura cognitiva de forma não-arbitrária e não-literal (substantiva) e, ainda, o aprendiz deve
manifestar uma predisposição de relacionar o novo material de maneira substantiva e nãoarbitrária
a sua estrutura de conhecimento. Também temos que as tecnologias da informação e
comunicação precisam estar inseridas constantemente no processo de aprendizagem, como
ferramentas que podem ajudar a tornar o material proposto potencialmente significativo para
o aluno. Assim sendo, o trabalho de pesquisa visou investigar algumas situações-problema e
elaborar atividades de ensino, que sejam potencialmente significativas, e que venham a
proporcionar uma aprendizagem significativa em alguns conteúdos da disciplina de Cálculo I.
Foi dado foco em como se dá o processo de aprendizagem de unidades de ensino
potencialmente significativas (UEPS) da disciplina de Cálculo I auxiliada pelo uso do
software Winplot num curso de graduação em Engenharia Florestal. Observa-se nos
resultados obtidos que a utilização das UEPS aliadas ao uso de softwares computacionais ou
aplicativos de aparelhos móveis de comunicação (como tablets ou smartphones) pode
favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. E essa aprendizagem
significativa promovida pela UEPS faz com que os alunos consigam reter em suas estruturas
cognitivas os principais conceitos dos conteúdos estudados, e isso se deve muito à análise
gráfica das características e propriedades das funções representadas no plano cartesiano do
software utilizado durante os estudos em sala de aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Camargo, Mariza de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4207917790455660 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315096515847809 | por |
dc.contributor.referee2 | Lukaszczyk, João Paulo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227983926300273 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3195666712066048 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |