Mostrar registro simples

dc.creatorMendes, Felipe
dc.date.accessioned2019-07-22T15:43:32Z
dc.date.available2019-07-22T15:43:32Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17520
dc.description.abstractDue to the difficulties presented by undergraduate students in Engineering in the disciplines of the exact areas, many theories and methodologies have been sought to facilitate and improve the process of teaching and learning, especially Calculus. In this search, the Theory of Meaningful Learning developed by David Ausubel emphasizes that the process of teaching learning needs to enable the learner to relate in a non-arbitrary and non-literal way the new information received with relevant aspects of their cognitive structure. In this way, this theory emphasizes that for learning to be meaningful, it is necessary then, according to Moreira (2012): the material to be learned is potentially meaningful for the learner, that is, relatable (or incorporable) to their cognitive structure. non-arbitrary and non-literal (substantive) form, and yet the learner must manifest a predisposition to relate the new material in a substantive and non-arbitrary way to its knowledge structure. We also have that information and communication technologies need to be constantly embedded in the learning process as tools that can help make the proposed material potentially meaningful to the student. Thus, the research work was aimed at investigating some problem situations and elaborating teaching activities that are potentially meaningful and that will provide a meaningful learning in some contents of the discipline of Calculus I. It was given focus on how the process occurs of Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) of the Course of Calculus I aided by the use of Winplot Software in a graduation course in Forest Engineering. It is observed in the results obtained that the use of the PMTU allied to the use of computer software or applications of mobile communication devices (such as tablets or smartphones) can favor the occurrence of meaningful student learning. And this meaningful learning promoted by the PMTU enables students to retain in their cognitive structures the main concepts of the contents studied, and this is due to the graphical analysis of the characteristics and properties of the functions represented in the cartesian plane of the software used during the studies in classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de cálculopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUEPSpor
dc.subjectSoftware Winplotpor
dc.subjectTeaching calculuseng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPMTUeng
dc.subjectWinplot Softwareeng
dc.titleInvestigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativaspor
dc.title.alternativeInvestigation of the calculus learning process in a forest engineering course: the use of Winplot software in the application of potentially meaningful teaching unitseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDevido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial de Cálculo. Nessa procura, a Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel destaca que o processo de ensino aprendizagem precisa fazer com que o educando consiga relacionar, de maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes da sua estrutura cognitiva. Desta forma, essa teoria enfatiza que para que a aprendizagem seja significativa, é necessário então que, segundo Moreira (2012): o material a ser aprendido seja potencialmente significativo para o aprendiz, isto é, relacionável (ou incorporável) a sua estrutura cognitiva de forma não-arbitrária e não-literal (substantiva) e, ainda, o aprendiz deve manifestar uma predisposição de relacionar o novo material de maneira substantiva e nãoarbitrária a sua estrutura de conhecimento. Também temos que as tecnologias da informação e comunicação precisam estar inseridas constantemente no processo de aprendizagem, como ferramentas que podem ajudar a tornar o material proposto potencialmente significativo para o aluno. Assim sendo, o trabalho de pesquisa visou investigar algumas situações-problema e elaborar atividades de ensino, que sejam potencialmente significativas, e que venham a proporcionar uma aprendizagem significativa em alguns conteúdos da disciplina de Cálculo I. Foi dado foco em como se dá o processo de aprendizagem de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) da disciplina de Cálculo I auxiliada pelo uso do software Winplot num curso de graduação em Engenharia Florestal. Observa-se nos resultados obtidos que a utilização das UEPS aliadas ao uso de softwares computacionais ou aplicativos de aparelhos móveis de comunicação (como tablets ou smartphones) pode favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. E essa aprendizagem significativa promovida pela UEPS faz com que os alunos consigam reter em suas estruturas cognitivas os principais conceitos dos conteúdos estudados, e isso se deve muito à análise gráfica das características e propriedades das funções representadas no plano cartesiano do software utilizado durante os estudos em sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.advisor-co1Camargo, Mariza de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207917790455660por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Lukaszczyk, João Paulo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227983926300273por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3195666712066048por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International