Educação científica no ensino médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa
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2019-02-28Metadatos
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A Educação Científica perpassa por várias competências associadas, principalmente,
ao entendimento da produção científica, leitura crítica, autonomia para a pesquisa e
capacidade de posicionamento frente à produção científica. Tais competências podem
ser desenvolvidas dentro de “espaços curriculares” que permitam a realização de
atividades voltadas à pesquisa e à promoção da autonomia e protagonismo dos
educandos. Este trabalho teve o objetivo de promover a compreensão da natureza da
produção de novos conhecimentos através de estratégias voltadas à Educação
Científica, realizando uma análise que caracteriza o processo vivenciado pelos
estudantes. As atividades foram desenvolvidas dentro do plano de estudo da disciplina
Seminário Integrado (SI), durante os anos de 2015 e 2016, com turmas de 3º ano do
Ensino Médio (EM), totalizando 50 alunos de uma escola da rede pública estadual do
RS. As atividades foram organizadas usando uma adaptação dos Três Momentos
Pedagógicos e foram pensadas a partir do reconhecimento de questões voltadas ao
interesse profissional dos alunos; organização das atividades de pesquisa sobre um
tema escolhido envolvendo a elaboração e condução de um projeto de pesquisa; e,
por fim, a apresentação dos estudos para a comunidade escolar e a redação dos
artigos para a revista “Scientific Silveira” que foi criada para a divulgação dos estudos
produzidos em SI. A metodologia dos momentos pedagógicos teve de ser adaptada
para promover um maior protagonismo e autonomia dos estudantes, pois o papel do
professor foi de despertar a curiosidade e reflexão dos estudantes para buscarem o
conhecimento a partir dos resultados obtidos na literatura. Foram aplicados
questionários para verificar a concepção dos estudantes em todas as etapas desse
estudo, inicialmente voltadas ao Ensino Médio e à atividade científica, e também ao
longo da disciplina. As respostas foram analisadas através do método de Análise
Textual Discursiva. Através da Análise de Conteúdo, foram analisados documentos
oficiais, com a finalidade de caracterizar a concepção de Ciência a ser trabalhada em
sala de aula e os objetivos do EM para a formação dos educandos. Os alunos tiveram
dificuldades quanto à leitura de artigos e escrita científica, e também à metodologia
da disciplina de SI. Ao final do trabalho os estudantes apresentaram uma concepção
de Ciência associada à produção de novos conhecimentos que devem ser
disseminados a população. Quanto ao papel dos cientistas, os alunos o
caracterizaram como um profissional que atua em diversos campos de pesquisa
produzindo novos conhecimentos. Percebe-se assim, que as atividades
desenvolvidas foram significativas para os estudantes vivenciarem a natureza da
produção do conhecimento científico com vistas à promoção da Educação Científica.
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