Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.creatorLopes, Sandra Luciane de Aragão Teixeira
dc.date.accessioned2019-07-30T13:15:33Z
dc.date.available2019-07-30T13:15:33Z
dc.date.issued2013-12-14
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17604
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractA parody of a popular song is a mixture of its melody with a different letter. To make a good parody you need to form sentences that fit perfectly into the true composition. The aim of this work was to integrate various media of the school environment to the reading, writing and production of texts, using parody as intertextual resource.This methodological study of the parody genre characterized by the production of the same for the second year of high school from a private school in the city of Cachoeira do Sul Students for a total of twenty-six, were divided into groups by affinity, forming the a total of five groups, with the final formation was two groups of six two five and one of four components. After watching some videos, presented through a data projector, the students were sent to the school computer lab in order to choose the music of interest to the group, using the computer and internet. Applicability to parody, was released the theme since this is used to make a social critique. The time available for composition of lyrics and song choice was three classes, and video production two weeks, at the discretion of the groups during their time off. As a result, students were assessed by the written text and the video display. At the end of the study, the students obtained mastery in production as well as the preparation of visual aids, developing writing skills, creativity and critical development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParódiaspor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectIntegração de mídiaspor
dc.subjectParodieseng
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectIntegration of mediaeng
dc.titleConstituição de paródias, utilizando-se de músicas conhecidas, e montagem de clipes das referidas cançõespor
dc.title.alternativeConstitution of parodies, using known songs, and assembling clips of those songseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoUma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem perfeitamente na composição verdadeira. O objetivo deste trabalho foi integrar mídias diversas do ambiente escolar à leitura, à escrita e à produção de textos, utilizando a paródia como recurso intertextual. Esta pesquisa metodológica do gênero textual paródia caracterizou-se pela produção das mesmas pelo segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Cachoeira do Sul. Os alunos, num total de vinte e seis, foram divididos em grupos por afinidade, formando no total cinco grupos, sendo que a constituição final foi de dois grupos de seis, dois de cinco e um de quatro componentes. Após observarem alguns vídeos sobre paródias, apresentados através de um Data Show, os discentes foram encaminhados para o laboratório de informática da escola com a finalidade de escolher a música de interesse do grupo, utilizando o computador e internet. Para aplicabilidade da paródia, foi liberado o tema desde que este fosse utilizado para fazer uma crítica social.O tempo disponibilizado para a composição da letra e escolha da música foi de três aulas, e para produção do vídeo, duas semanas, a critério dos grupos durante seus horários de folga. Como resultado, os estudantes foram avaliados pelo texto escrito e pela apresentação do vídeo. Ao final do trabalho, os alunos obtiveram o domínio na produção, assim como a elaboração de recursos visuais, desenvolvendo habilidades de escrita, criatividade e desenvolvimento crítico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto