O folclore brasileiro e sua influência no desenvolvimento da produção escrita de alunos de 1°ano do ensino fundamental

Visualizar/ Abrir
Data
2012-01-29Autor
Trindade, Ana Lúcia Golçalves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta, dentro de uma proposta construtivista de alfabetização, alguns resultados referentes à aplicação de atividades com diferentes gêneros textuais do folclore brasileiro. Com o objetivo de verificar a validade da atividade com textos do folclore na alfabetização e sua influência na evolução da escrita e leitura do aluno de 6 anos do 1° ano do ensino fundamental; buscando delinear uma série de atividades envolvendo materiais da cultura popular para favorecer o desenvolvimento da escrita pelo aluno. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica descrevendo brevemente os pressupostos teóricos da referida proposta e pesquisa de campo, visando aplicar a teoria para verificar sua validade no processo de construção da lecto-escrita pelo aluno. Para tanto, destaca-se a riqueza do folclore brasileiro, com os mais diferentes gêneros, passeando pela música, lendas, parlendas e brincadeiras, procurando aliar a necessidade de intervir pedagogicamente no processo de construção textual pelos alunos com o uso de um material cheio de ludicidade, o que vem ao encontro do que é significativo para uma criança, que é ler brincando.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: