dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Trindade, Ana Lúcia Golçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T15:15:54Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T15:15:54Z | |
dc.date.issued | 2012-01-29 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17647 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article presents some results obtained with activities involving different Brazil-ian folklore text genres, inside a constructivist alphabetization proposal. In order to verify the value of folklore texts application in alphabetization process and its influ-ence to 6 years old students reading and writing development, trying to describe a group of activities involving popular culture material to support the student‟s writing skill development.As methodology, it was used the bibliography research, shortly describing the theoretical base of this proposal, and field research, in order to apply the theory to verify its value inside de student‟s “lecto-escrita” construction process. For that, it can be highlighted the Brazilian folklore richness, with many art genres, as legends and games, trying to combine the need of a pedagogic intervention in text construction process with a playful material, what bring something that is important for a child: to play reading. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Intervenção pedagógica | por |
dc.subject | Mídia impressa | por |
dc.subject | Folclore | por |
dc.title | O folclore brasileiro e sua influência no desenvolvimento da produção escrita de alunos de 1°ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta, dentro de uma proposta construtivista de alfabetização, alguns resultados referentes à aplicação de atividades com diferentes gêneros textuais do folclore brasileiro. Com o objetivo de verificar a validade da atividade com textos do folclore na alfabetização e sua influência na evolução da escrita e leitura do aluno de 6 anos do 1° ano do ensino fundamental; buscando delinear uma série de atividades envolvendo materiais da cultura popular para favorecer o desenvolvimento da escrita pelo aluno. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica descrevendo brevemente os pressupostos teóricos da referida proposta e pesquisa de campo, visando aplicar a teoria para verificar sua validade no processo de construção da lecto-escrita pelo aluno. Para tanto, destaca-se a riqueza do folclore brasileiro, com os mais diferentes gêneros, passeando pela música, lendas, parlendas e brincadeiras, procurando aliar a necessidade de intervir pedagogicamente no processo de construção textual pelos alunos com o uso de um material cheio de ludicidade, o que vem ao encontro do que é significativo para uma criança, que é ler brincando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |