Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorTrindade, Ana Lúcia Golçalves
dc.date.accessioned2019-07-31T15:15:54Z
dc.date.available2019-07-31T15:15:54Z
dc.date.issued2012-01-29
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17647
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article presents some results obtained with activities involving different Brazil-ian folklore text genres, inside a constructivist alphabetization proposal. In order to verify the value of folklore texts application in alphabetization process and its influ-ence to 6 years old students reading and writing development, trying to describe a group of activities involving popular culture material to support the student‟s writing skill development.As methodology, it was used the bibliography research, shortly describing the theoretical base of this proposal, and field research, in order to apply the theory to verify its value inside de student‟s “lecto-escrita” construction process. For that, it can be highlighted the Brazilian folklore richness, with many art genres, as legends and games, trying to combine the need of a pedagogic intervention in text construction process with a playful material, what bring something that is important for a child: to play reading.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectIntervenção pedagógicapor
dc.subjectMídia impressapor
dc.subjectFolclorepor
dc.titleO folclore brasileiro e sua influência no desenvolvimento da produção escrita de alunos de 1°ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta, dentro de uma proposta construtivista de alfabetização, alguns resultados referentes à aplicação de atividades com diferentes gêneros textuais do folclore brasileiro. Com o objetivo de verificar a validade da atividade com textos do folclore na alfabetização e sua influência na evolução da escrita e leitura do aluno de 6 anos do 1° ano do ensino fundamental; buscando delinear uma série de atividades envolvendo materiais da cultura popular para favorecer o desenvolvimento da escrita pelo aluno. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica descrevendo brevemente os pressupostos teóricos da referida proposta e pesquisa de campo, visando aplicar a teoria para verificar sua validade no processo de construção da lecto-escrita pelo aluno. Para tanto, destaca-se a riqueza do folclore brasileiro, com os mais diferentes gêneros, passeando pela música, lendas, parlendas e brincadeiras, procurando aliar a necessidade de intervir pedagogicamente no processo de construção textual pelos alunos com o uso de um material cheio de ludicidade, o que vem ao encontro do que é significativo para uma criança, que é ler brincando.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto