A leitura de histórias em quadrinhos: uma contribuição para o uso de mídias no processo de ensino aprendizagem
Resumo
O presente artigo mostra resultados referentes à pesquisa sobre a leitura de histórias em quadrinhos como sendo uma contribuição significativa para o uso de mídias no processo de ensino aprendizagem. Serão apresentadas reflexões a respeito da leitura, dos gêneros do discurso e dos gêneros textuais; os aspectos a serem considerados para motivar os alunos a interessar-se mais pela mesma como forma de aquisição de conhecimento e o desenvolvimento da percepção cognitiva sobre temas e assuntos de seu cotidiano. O objetivo desse artigo é promover a possibilidade de incluir o uso de mídias (internet/computador), utilizando as histórias em quadrinhos existentes na rede mundial de computadores bem como softwares disponíveis para trabalhar com as mesmas, a fim de promover um processo de ensino aprendizagem mais eficaz. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sobre esse assunto, pesquisa a respeito de histórias em quadrinhos e sua utilização na sala de aula, além da coleta de dados. A conclusão que se pode chegar ao final deste estudo é que há possibilidade de motivar e sensibilizar aqueles que não dão a devida importância à leitura como forma de promover a cidadania e melhorar a perspectiva de vida de cada indivíduo.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]