dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Trevisan, Natieli Menezes | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T15:17:37Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T15:17:37Z | |
dc.date.issued | 2011-10-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17716 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate whether teachers in 5th grade and/or 4th grade of elementary school of urban state schools in the city of Sant'Ana do Livramento are using the computer lab existent in schools as a way to assist in the teaching-learning process. Firstly, the data provided by the 19th Education Coordinator was collected, which stated that all urban public schools with 5th /4th grade have computer labs able to use. The analysis and organization of the data was brought by a quantitative and qualitative methodology, in wich 24 teachers of 5th /4th grade collaborated. In the research, through objective and open questions, it was noticed that most teachers do not use the computer labs for a few specific reasons: obsolete computers and lack of knowledge on the use of computers. However, it was also noticed that a portion of the teachers use the computer lab with classes showing interest in conducting training and updates, providing the opportunity to improve learning with the support of technology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Laboratórios de informática | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Tecnologias aplicadas à educação | por |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Computer lab | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Technology in education | eng |
dc.title | A utilização do laboratório de informática em turmas dos 5º anos iniciais e/ou 4ª séries do ensino fundamental de escolas estaduais urbanas do município de Sant'Ana do Livramento | por |
dc.title.alternative | The use of the computer lab in groups of 5th and/or 4th grade of elementary schools of the urban state school of Santana do Livramento | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar se os professores de 5º ano e/ou 4ª série dos anos iniciais de escolas estaduais urbanas do município de Sant’ Ana do Livramento estão utilizando o laboratório de informática existente nas escolas como maneira de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para se efetivar a pesquisa, coletamos primeiramente os dados fornecidos pela 19ª Coordenadoria de Educação à qual informou que todas as escolas estaduais urbanas que têm 5º ano e/ou 4ª série possuem laboratório de informática em condições de uso. Buscou-se através de uma metodologia quanti-qualitativa a análise e sistematização dos dados, tendo como colaboradores da presente pesquisa 24 professoras das turmas de 5º ano e/ou 4ª série de escolas urbanas do município de Sant’ Ana do Livramento. Na pesquisa, verificou-se por meio de questionário com questões objetivas e questões abertas que a maioria das professoras não utiliza o laboratório de informática por alguns motivos específicos: computadores obsoletos e falta de conhecimento para a utilização dos computadores. Entretanto, também se constatou que uma parcela das professoras investigadas utiliza o laboratório de informática com as turmas demonstrando interesse em realizar capacitações e atualizações, oportunizando uma melhoria no aprendizado e aquisição de saberes e conhecimentos com o apoio da tecnologia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |