Formação inicial de professores de Educação Física: o estágio curricular supervisionado em contexto escolar inclusivo
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de acadêmicos durante o Estágio Curricular Supervisionado em relação à proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia caracterizou-se por ser qualitativa-descritiva sob a forma de estudo de caso. Os participantes foram acadêmicos do 7º semestre do curso de Educação Física - Licenciatura do CEFD/UFSM. O instrumento para a coleta das informações foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias: a) o planejamento de ensino, b) os procedimentos metodológicos, c) a participação do aluno com deficiência e d) a relação professor-aluno (com deficiência). A partir das entrevistas pode-se contatar que houve uma preocupação por parte dos acadêmicos em realmente trabalhar com os princípios da inclusão escolar, buscando traçar um bom planejamento de ensino, adaptando, caso necessário, as atividades propostas; também se pode perceber que os acadêmicos buscaram utilizar abordagens que possibilitem o processo de inclusão escolar; notou-se que a participação dos alunos com deficiência foi parcial; e ficou evidente a aproximação do acadêmico com os alunos com deficiência, demonstrando atenção, afeto e preocupação em construir maneiras de ajudar os alunos a se sentirem parte da turma. Neste sentido, a vivência e atuação que o acadêmico (futuro professor) teve neste contexto, deixou ainda maior sua bagagem profissional, sua trajetória formativa, assim o preparando ainda mais para a realidade escolar, de maneira inclusiva.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]