Mostrar registro simples

dc.creatorLamb, Marcelo Eder
dc.date.accessioned2019-08-08T18:40:11Z
dc.date.available2019-08-08T18:40:11Z
dc.date.issued2002-08-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17823
dc.description.abstractBy observing that playing at school reduced itself to the repetition of playings or was free realized, without any pedagogical intervention, it awaked in us the interest of search the pedagogical perspectives include in the different cultural ways through which playing appears in the educational acts in a public Educational Institution from “São Pedro do Sul”. We substantiated our study in the following authors: Leontiev (1988), Vigotsky (1988), Brougère (1994), who speak about playing; Ayalla (1995), Brandão (1985), Fávero (1983) that deal witch culture; Paulo Freire, who speaks about education and its importance; Trebells (1992), about “to move”; and in Adorno (1995), that works with emancipation. The people that participated were the teachers of Childish Education and the first grades of Primary School. There happened group interviews (Group Discussion). This least had the objective of building strategies for the modification of the way that playing have been found in the educational practices. We concluded that teachers seem don’t know their role in the playing process. What predominate is the free play in the playing process. What predominate is the free play in the playtime, as well as in the Phisical Education classes. On the other hand, in classroom, the playing process seems to have the function of helping the learning of some contents. Teachers can’t also understand the importance of playing for the children. Based on the Group Discussions, it was possible to identify some increasing in the understanding of the importance of playing and creating strategies, some of them are: to create situations of playing; linking children, family and school; besides of the creation of “controlled playtime”.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectRecreaçãopor
dc.titleO brincar na escola: manifestações e perspectivas culturaispor
dc.title.alternativePlaying at school: cultural manifestation and perspectiveseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo observar que o brincar na escola se resumia em uma repetição de brincadeiras ou era realizado livremente, sem qualquer intervenção pedagógica, despertou-se em nós o interesse de investigar as perspectivas pedagógicas contidas nas diferentes formas culturais com que o brincar se manifesta nas práticas educativas em uma instituição de ensino da Rede Estadual do Município de São Pedro do Sul. Fundamentamo-nos nos seguintes autores: Leontiev (1988), Vigotsky (1988), Brougére (1994), que falam sobre o brincar; Ayalla (1995), Brandão(1985), Fávero (1983), que tratam da cultural; Paulo Freire, que fala do papel da educação; Trebells (1992), sobre o “se movimentar”; e em Adorno (1995),quando trabalha com a emancipação. Os participantes foram os professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola escolhida, tendo sido realizadas entrevistas individuais e entrevistas coletivas (Grupo de Discussão). Este último teve por objetivo construir estratégias para a transformação da forma com que o brincar se encontrava nas práticas educativas. Concluímos que os professores parecem não reconhecer qual o seu papel no brincar. O brincar que predomina é o brincar livre, tanto nos recreios como nos momentos denominados: aulas de Educação Física. Já na sala de aula, o brincar demonstrou ter a função de auxiliar a aprendizagem de algum conteúdo, mas os professores também não conseguem sistematizar qual seria a importância do brincar para a criança. A partir dos Grupos de Discussão, foi possível constatar uma sensível ampliação no entendimento destes da importância para o brincar e construir estratégias, entre elas: proporcionar situações de brincar integrando as crianças, a família e a escola; e a implementação do “recreio dirigido”.por
dc.contributor.advisor1Baecker, Ingrid Marianne
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708814973447427por
dc.contributor.referee1Goellner, Silvana Vilodre
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260335592246715por
dc.contributor.referee2Gil, Joao Pedro Alcantara
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664030812532638por
dc.contributor.referee3Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733298775947401por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International