Os projetos de trabalho e suas viabilidades para formação de competências
Resumo
Sabe-se que no interior de cada instituição de ensino existe espaço para
atribuir novos significados aos princípios instituídos oficialmente e, isso se dá
através da análise e discussão sobre as finalidades educacionais. Uma forma
de atribuir esses novos significados para os princípios da escola poderia
ocorrer através de uma forma mais organizativa e viabilizadora de ensinar, ou
seja, através dos chamados projetos de trabalho. Como as competências são
definidas como necessárias a cada indivíduo e, por sua vez, requerem o
desenvolvimento da capacidade de articular e mobilizar valores, conhecimento
e habilidades, colocando-os em prática para resolver determinadas situações,
então como desenvolver as competências através de projetos de trabalho? Por
exemplo, o currículo por competência vem preencher muitas lacunas, visando
integrar, gradual e continuamente, conhecimentos gerais e específicos,
habilidades teóricas e práticas, hábitos e atitudes e valores éticos, que
possibilitem aos indivíduos o exercício eficiente de seu trabalho, a participação
ativa dentro da esfera social, além da sua auto-realização. Porém, acredita-se
que a ampliação da base de educação geral poderia preparar os alunos para a
vida, e é nesse momento que se pensa nos projetos de trabalho, como forma
de inserir novas ações no contexto curricular. Desta forma, pretende-se, com
este artigo, constatar de que forma acontece (ou não) o processo de
desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, quando se
trabalha por meio de projetos. Esse artigo possui ainda como objetivo verificar
se um novo agir docente surge em meio ao processo acima citado. Para
investigar o tema deste trabalho realizou-se uma pesquisa de campo na Escola
Marista de Ensino Fundamental Santa Marta que está localizada na periferia
do município de Santa Maria-Rs e que atualmente atende cerca de 900
crianças desde a pré-escola até a 5ª série do ensino fundamental, com a
missão de evangelizar jovens e crianças, preferencialmente os empobrecidos
num processo criativo e atualizado de educação.
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