Trajetos e representações de docentes da pósgraduação: um olhar a partir dos imaginários e dos dispositivos
Abstract
Esta tese se insere na linha “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do – Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, a investigação, que
ora se explicita, parte do problema de pesquisa “que representações de docência, na pós-graduação,
os professores atuantes num PPG têm construído acerca dos seus fazeres e como essas
representações repercutem na sua atuação profissional?”. Para tal, procurei conhecer as
significações imaginárias de um grupo de docentes, atuantes num PPG em educação, acerca de sua
atuação na pós-graduação; conhecer os desejos individuais e coletivos desses docentes no que
tange à formação dos egressos desse Programa; identificar os lugares de formação de docentes que
atuam na pós-graduação; conhecer os possíveis dispositivos de formação do professor atuante na
pós-graduação; e, por fim, caracterizar as especificidades do trabalho docente na pós-graduação. No
intuito de concretizar esses objetivos, delineei uma pesquisa qualitativa com oito professores de um
programa de pós-graduação em educação de uma universidade federal brasileira. Após a coleta dos
dados, os mesmos foram analisados, sob os pressupostos da hermenêutica na perspectiva de
Gadamer (1997,2005). De tal análise resultaram cinco grandes blocos de interlocução, quais sejam:
representações acerca da atuação docente na pós-graduação; objetivos individuais e coletivos dos
docentes no programa; lugares de formação dos professores atuante na PG; dispositivos de formação
do professor atuante na PG; e especificidades do trabalho docente no contexto da pós-graduação.
Com essa perspectiva de análise, pude perceber que os professores atuantes na pós-graduação
ocupam, no imaginário coletivo daquele contexto, um lugar distinto dos demais professores; apesar
de, em geral, não existir um objetivo convergente no que tange à formação dos egressos do curso. A
pesquisa e a supervalorização da mesma estão dentre os elementos que mais aproximam esses
profissionais. Especificamente quanto aos lugares de formação dos professores, que atuam na pósgraduação, não consegui, nessa pesquisa, estabelecer um lugar social como contexto específico da
formação. O que pude perceber é que parecem existir espaços informais de formação desses
profissionais; percebi, ainda, que existe um paradigma bastante artesanal na formação desses
professores-pesquisadores. É importante destacar que, do mesmo modo que a pós-graduação se
constitui num espaço por excelência, dotado de vários dispositivos de formação de professores, os
profissionais que atuam em tal contexto explicitam dificuldades de encontrar um tempo e um espaço
para qualificar seus fazeres docentes. É unânime, dentre os pronunciamentos dos colaboradores, que
a competitividade e o individualismo vivido no contexto da PG atrapalham a construção conjunta de
saberes. Talvez, seja em função disso que, quando se analisa os índices de evasão e trocas de
orientação, no PPG, o número é significativo. Por fim, cabe concluir, sinalizando que, apesar da pósgraduação se constituir em lócus primordial de construção de conhecimentos, esse espaço formativo
ainda carece de estudos e programas sistemáticos no que tange ao acompanhamento dos pósgraduandos, bem como dos egressos do programa. Do mesmo modo, a PG necessita de
investigações e programas com vistas a potencializar a qualidade de vida dos docentes, como
também necessita de processos de formação contínua estabelecidos para esses profissionais.
Collections
The following license files are associated with this item: