Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
Resumo
A educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes
avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo,
permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista essa forma de ensino,
objetiva-se com este trabalho verificar a metodologia utilizada na formação de professores
na modalidade EAD, analisar as práticas pedagógicas adotadas e verificar a aceitabilidade
dos estudantes de pedagogia quanto à sua formação. Na busca de colher informações
sobre o ensino a distância na formação de professores, foi analisada a opinião dos alunos
sobre o ensino do curso de pedagogia, 4° semestre, Polo de Faxinal do Soturno, bem como,
o preparo dos estudantes para utilizar as ferramentas tecnológicas do ambiente em que são
propostas as atividades. O procedimento metodológico aplicado foi um questionário, e
através deste, foi feito um levantamento das experiências dos estudantes na utilização das
tecnologias da informação e comunicação para sua formação e verificado as experiências e
possíveis dificuldades encontradas na realização do curso através da modalidade a
distância. Foi possível verificar que os alunos aprovam o ensino a distância considerando
viável o uso dos recursos tecnológicos para o aprendizado. Consideram que o aprendizado
depende do interesse de cada um, mas reivindicam diferentes métodos de avaliação e maior
interação entre os estudantes, tutores e professores.
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