dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Wollmann, Aline Brocardo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T12:23:50Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T12:23:50Z | |
dc.date.issued | 2009-10-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17908 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In the collective task of bringing about the transformation of society from education, has been in the Information and Communication Technology (ICT) tools that drive new ways of learning and teaching, directing the school to review its role and requiring a new approach educator. In this context, we carried out a qualitative study, adopting the case study as a methodological research towards the conflicts that interfere with the teaching-learning process of a rural school in the city of Restinga Seca, Rio Grande do Sul This article proposes to reflect on the challenges of integrating ICT in the current school context and discuss the possibilities of innovation in teaching practice from the use of technology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contexto escolar atual | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Desafio da inovação pedagógica | por |
dc.subject | Current school context | eng |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.subject | Challenge of pedagogical innovation | eng |
dc.title | Possibilidades de integração das TICs no contexto escolar atual: o desafio da inovação | por |
dc.title.alternative | Possibilities for integration of ICTs in the context of current school: te challenge of innovation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Na tarefa coletiva de tornar realidade a transformação da sociedade a partir da educação, tem-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ferramentas que impulsionam novas formas de aprender e ensinar, direcionando a escola a rever seu papel e exigindo uma nova postura do educador. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, adotando o estudo de caso como abordagem metodológica de investigação, frente aos conflitos que interferem no processo ensino-aprendizagem de uma escola rural do município de Restinga Seca, Rio Grande do Sul. O presente artigo propõe-se a refletir sobre os desafios da integração das TICs no contexto escolar atual e discutir sobre as possibilidades de inovação da prática docente a partir do uso da tecnologia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |