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dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorCadó, Lenice de Fátima
dc.date.accessioned2019-08-16T13:30:20Z
dc.date.available2019-08-16T13:30:20Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17950
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.por
dc.description.abstractAdvance the inclusion and provide accessibility conditions for people with deficiency has a directly link. Thus, accessibility and architectural barrier elimination are essential to support students with deficiency inclusion at all school spaces, mainly, at spaces of Physical Education classes. This study aims to analyse the architectural and instrumental accessibility on spaces Physical Education classes of four inner city schools of Rio Grande do Sul. As instrument for data collect had been used the Protocol to Accessibility Evaluation based in Corrêa (2010) to verify the accessibility; and to verify the Physical Education materials had been used an Spaces and Materials of Physical Education Form based in Afonso and Munster (2008). The schools did not present architectural accessibility according the Protocol. Regarding instrumental accessibility, there were a few Physical Education materials. None schools had specific or adapted materials for people with deficiency. Therefore, the schools did not present architectural and instrumental accessibility integrally. For this, there is change necessity: it is important that schools rethink the spaces, promotes actions and get to change itself in accessible places to all people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleAcessibilidade arquitetônica e instrumental em escolas e aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativeArchitectonic and instrumental accessibility in schools and Physical Education classeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoPromover a inclusão está diretamente ligada a proporcionar condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Assim, a acessibilidade e a eliminação de barreiras arquitetônicas são essenciais e fundamentais para favorecer a inclusão dos alunos com deficiência em todos os espaços da escola, inclusive e principalmente nos ambientes de prática das aulas de Educação Física. O presente estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade arquitetônica e instrumental das escolas nos espaços destinados as aulas de Educação Física. Foram definidas 4 escolas pertencentes à rede municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coletas de dados, para verificar a acessibilidade foi utilizado o Protocolo para Avaliação de Acessibilidade baseado em Corrêa (2010) e para verificar os materiais da educação física, foi utilizado um Formulário dos Espaços e Materiais da Educação Física baseado em Afonso e Munster (2008). Como resultados, as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica de acordo com o protocolo utilizado, sendo que estas não obtiveram como adequados todos os itens considerados. Em relação a acessibilidade instrumental, os materiais específicos da Educação Física, eram em pouca quantidade de cada. Materiais adaptados e específicos para pessoas com deficiência nenhuma delas possuíam. Portanto, verificou-se que as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica e instrumental de forma integral. Para isso, há necessidade de mudanças, é importante que as escolas repensem o espaço escolar e que promovam ações e consigam transformar a escola em um ambiente acessível para todas as pessoas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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