dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Cadó, Lenice de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T13:30:20Z | |
dc.date.available | 2019-08-16T13:30:20Z | |
dc.date.issued | 2019-07-16 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17950 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Advance the inclusion and provide accessibility conditions for people with deficiency
has a directly link. Thus, accessibility and architectural barrier elimination are
essential to support students with deficiency inclusion at all school spaces, mainly, at
spaces of Physical Education classes. This study aims to analyse the architectural
and instrumental accessibility on spaces Physical Education classes of four inner city
schools of Rio Grande do Sul. As instrument for data collect had been used the
Protocol to Accessibility Evaluation based in Corrêa (2010) to verify the accessibility;
and to verify the Physical Education materials had been used an Spaces and
Materials of Physical Education Form based in Afonso and Munster (2008). The
schools did not present architectural accessibility according the Protocol. Regarding
instrumental accessibility, there were a few Physical Education materials. None
schools had specific or adapted materials for people with deficiency. Therefore, the
schools did not present architectural and instrumental accessibility integrally. For this,
there is change necessity: it is important that schools rethink the spaces, promotes
actions and get to change itself in accessible places to all people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | Acessibilidade arquitetônica e instrumental em escolas e aulas de Educação Física | por |
dc.title.alternative | Architectonic and instrumental accessibility in schools and Physical Education classes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Promover a inclusão está diretamente ligada a proporcionar condições de
acessibilidade para as pessoas com deficiência. Assim, a acessibilidade e a
eliminação de barreiras arquitetônicas são essenciais e fundamentais para favorecer
a inclusão dos alunos com deficiência em todos os espaços da escola, inclusive e
principalmente nos ambientes de prática das aulas de Educação Física. O presente
estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade arquitetônica e instrumental das
escolas nos espaços destinados as aulas de Educação Física. Foram definidas 4
escolas pertencentes à rede municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do
Sul. Como instrumento de coletas de dados, para verificar a acessibilidade foi
utilizado o Protocolo para Avaliação de Acessibilidade baseado em Corrêa (2010) e
para verificar os materiais da educação física, foi utilizado um Formulário dos
Espaços e Materiais da Educação Física baseado em Afonso e Munster (2008).
Como resultados, as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica de
acordo com o protocolo utilizado, sendo que estas não obtiveram como adequados
todos os itens considerados. Em relação a acessibilidade instrumental, os materiais
específicos da Educação Física, eram em pouca quantidade de cada. Materiais
adaptados e específicos para pessoas com deficiência nenhuma delas possuíam.
Portanto, verificou-se que as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica
e instrumental de forma integral. Para isso, há necessidade de mudanças, é
importante que as escolas repensem o espaço escolar e que promovam ações e
consigam transformar a escola em um ambiente acessível para todas as pessoas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |