dc.contributor.advisor | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.creator | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T13:06:55Z | |
dc.date.available | 2016-06-30T13:06:55Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1806 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article deals with tutorialship in Education via website mainly
regarding actions developed by tutors via website. It reports a case study whose
objective was to understand the role of the tutor within website education when it was
aimed to identify theoretical basis which sustain the practice of tutorialship via website and to obtain data concerning actions developed by tutors via website.
Employing a qualitative approach, the research was characterized as a study case
developed by using, as a starting point, a questionnaire answered by four tutors via
website in the Specialization Course via website in Educational Management of
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The data were analyzed according to
the technique of content analysis. The case study showed that having a tutor in
website education plays a very important role and that his or her role resides in
pedagogical mediation helping to minimize distances and learners to become active
subjects in the process of knowledge construction and reconstruction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Tutor a distância | por |
dc.title | A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância | por |
dc.title.alternative | Tutorialship in education via website: theoretical basis, challenges and procedures in tutors’s practice in education via website | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda a tutoria na Educação a Distância (EaD),
sobretudo no que se refere ao trabalho desenvolvido por tutores a distância. Relata
um estudo cujo objetivo foi compreender o papel do tutor a distância no contexto da
EaD, onde, especificamente buscou-se: identificar os pressupostos que sustentam a
prática de tutoria a distância e conhecer as ações desenvolvidas pelos tutores a
distância. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um
estudo de caso, desenvolvida a partir de um questionário respondido por quatro
tutores a distância do Curso de Especialização a Distância em Gestão Educacional
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os dados foram analisados de
acordo com a técnica de análise de conteúdo. A partir do estudo, confirmou-se que o
tutor a distância é imprescindível na EaD e que seu papel reside na mediação
pedagógica, contribuindo para minimizar distâncias e possibilitar que os estudantes
tornem-se sujeitos ativos no processo de construção e reconstrução de
conhecimentos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |