O imaginário no lúdico: um olhar sobre o imaginário no lúdico

Visualizar/ Abrir
Data
2008-08-26Autor
Venturini, Lisandra Brizolla
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo revela as diversas possibilidades entre a interlocução com o imaginário no lúdico,
bem como, Educação Física e Educação Infantil, a fim de contribuir para a formação de
educandos como um ser integral e dinâmico, comprometidos com o aprender e capazes de
interagir socialmente. Desta forma, os pequenos têm acesso à um imaginário escolar de
maneira positiva, a uma vivência lúdica, não somente por ter tido uma prática lúdica, mas
sim, por guardar na memória de sua escolaridade e infância, lembranças do lugar onde viveu
sua ludicidade. A transformação escolar é o processo histórico-cultural marcado por uma
educação classicista, o que justifica as descobertas acerca das preocupações com a
educação na infância serem tão recentes, inclusive sob o enfoque do imaginário e o lúdico.
Isso significa dizer que esta pesquisa no campo do imaginário, a qual não deixa de ser
recente, também contribui para a libertação da educação, em favor do ensino ativo e
construtivo para uma educação escolar efetiva para a infância. O objetivo deste estudo
refere-se ao fato de chamar a atenção dos educadores para a importância do imaginário na
construção de saberes das crianças e na consolidação do ensino a partir de um novo olhar
que compreende a dimensão imaginária. Os aportes teóricos aqui envolvidos são os
achados do imaginário, da linha histórico-cultural e da expressão lúdico, justificando a
importância de uma pedagogia da imaginação, do lúdico, da expressão, configurando-se em
uma pesquisa crítica-reflexiva. Portanto, vale salientar que o imaginário aliado ao lúdico é
condição indispensável à construção de um ensino qualitativo. Não basta saber o valor
educativo do imaginário, é preciso que o educador exercite o imaginário e o lúdico, a fim de
ressignificar a prática educativa com olhos de educador e não de mero professor.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: