Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.creatorVenturini, Lisandra Brizolla
dc.date.accessioned2019-08-29T14:27:31Z
dc.date.available2019-08-29T14:27:31Z
dc.date.issued2008-08-26
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18072
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe present paper reveals the several possibilities and reflections on the imaginary interlocution in the amusing activities as well as in the Physical Education and in the Children Education in order to contribute in the construction of learners as a dynamic and integral being, committed to the learning process, being capable to interact socially and universally. Thus, the young students will have access to a positive school imaginary, to an amusing living, not only by having a funny practice, but by registering in their both childhood and school memories situations lived in such amusing activities. Therefore, the transformation in the school is a historic-cultural process marked by a classicist education, which justifies the fact that the discoveries based on the worries about education in the childhood are too recent, including under the scope of the imaginary and amusing. That means to affirm that this research on the subject of imaginary, despite of being recent, it contributes for the freedom of education in favor of the active and constructive teaching for an effective children education at school. The objective of the present research is to draw educators’ attention on the importance of the imaginary in the construction of children’s knowledge and in the consolidation of the teaching from a new glance which comprehends the imaginary dimension. Thus, the theoretical background are the imaginary findings, the historic-cultural line and the amusing expression, in which is justified the importance of a pedagogy approach based on imagination, amusement, expression composing a critical-reflective research. Likewise, it is important to reinforce the imaginary allied to amusing is a indispensable condition to construct a quality teaching. Knowing the educative value of the imaginary is not enough, it is necessary the educator exercises the educative value of the imaginary in order to redo the meaning of the educative practice with the lens of an educator and not merely of a teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectAmusingeng
dc.subjectChildren educationeng
dc.titleO imaginário no lúdico: um olhar sobre o imaginário no lúdicopor
dc.title.alternativeThe imaginary in the amusing activities: a remark on the imaginary in the amusing activitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste artigo revela as diversas possibilidades entre a interlocução com o imaginário no lúdico, bem como, Educação Física e Educação Infantil, a fim de contribuir para a formação de educandos como um ser integral e dinâmico, comprometidos com o aprender e capazes de interagir socialmente. Desta forma, os pequenos têm acesso à um imaginário escolar de maneira positiva, a uma vivência lúdica, não somente por ter tido uma prática lúdica, mas sim, por guardar na memória de sua escolaridade e infância, lembranças do lugar onde viveu sua ludicidade. A transformação escolar é o processo histórico-cultural marcado por uma educação classicista, o que justifica as descobertas acerca das preocupações com a educação na infância serem tão recentes, inclusive sob o enfoque do imaginário e o lúdico. Isso significa dizer que esta pesquisa no campo do imaginário, a qual não deixa de ser recente, também contribui para a libertação da educação, em favor do ensino ativo e construtivo para uma educação escolar efetiva para a infância. O objetivo deste estudo refere-se ao fato de chamar a atenção dos educadores para a importância do imaginário na construção de saberes das crianças e na consolidação do ensino a partir de um novo olhar que compreende a dimensão imaginária. Os aportes teóricos aqui envolvidos são os achados do imaginário, da linha histórico-cultural e da expressão lúdico, justificando a importância de uma pedagogia da imaginação, do lúdico, da expressão, configurando-se em uma pesquisa crítica-reflexiva. Portanto, vale salientar que o imaginário aliado ao lúdico é condição indispensável à construção de um ensino qualitativo. Não basta saber o valor educativo do imaginário, é preciso que o educador exercite o imaginário e o lúdico, a fim de ressignificar a prática educativa com olhos de educador e não de mero professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto