Mapeamento do uso de TICs por professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé baseado na análise de planos de ensino
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-08Autor
Freitas, Karina Oliveira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta um mapeamento da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Bagé. A pesquisa foi realizada com base em uma abordagem quali-quantitativa, por meio da coleta de dados oriundos de trinta e cinco planos de ensino elaborados entre os anos letivos de 2009 e 2010. Na etapa inicial, o material foi explorado, a fim de verificar indicativos do uso de TICs. Analisando a metodologia de ensino em cada plano, foram apontadas as técnicas utilizadas para a exposição das aulas bem como os recursos envolvidos. Na etapa final, realizou-se um levantamento em relação à representatividade de utilização de recursos tecnológicos nos planos de ensino. Analisando os resultados, concluiu-se que o uso de recursos como o data show associado à técnica de exposição de slides feitos no Microsoft PowerPoint são bastante expressivas na metodologia de ensino dos professores do curso e quanto maior a representatividade de utilização de um recurso nos plano de ensino, menor é a diversidade de TICs na metodologia. Ao final do trabalho, são sugeridas as ferramentas da web 2.0, blog e wiki como estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem.