dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Freitas, Karina Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T14:31:08Z | |
dc.date.available | 2016-06-30T14:31:08Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1810 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work aims to map the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching plans of the compulsory subjects of Mathematics Graduation of Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Bagé. The research was conducted based on qualitative and quantitative approach, by collecting data from thirty five teaching plans developed between the academic years 2009 and 2010. In the initial stage, the material was explored, in order to verify indicative use of ICT. Analyzing the teaching methodology in each plan, it was outlined the techniques used to expose the classes as well as the resources involved. In the final step, it was carried out a survey about the representation of use of technological resources in teaching plans. Analyzing the results, it was concluded that the use of resources as data show associated to the technical exhibition of Microsoft PowerPoint slides are quite significant in teaching methodology of the teacher of the course and the greater the representation of the use of a resource in teaching plans, the lower is the diversity of ICT in the methodology. At the end of the work, there are suggestions of the use of Web 2.0, blog and wiki tools as methodological strategies of teaching and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Planos de ensino | por |
dc.subject | Ferramentas da Web 2.0 | por |
dc.title | Mapeamento do uso de TICs por professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé baseado na análise de planos de ensino | por |
dc.title.alternative | Mapping of the use of ICT by teachers of Mathemathics Graduation of Universidade Federal do Pampa – campus Bagé based on analysis of teaching plans | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um mapeamento da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Bagé. A pesquisa foi realizada com base em uma abordagem quali-quantitativa, por meio da coleta de dados oriundos de trinta e cinco planos de ensino elaborados entre os anos letivos de 2009 e 2010. Na etapa inicial, o material foi explorado, a fim de verificar indicativos do uso de TICs. Analisando a metodologia de ensino em cada plano, foram apontadas as técnicas utilizadas para a exposição das aulas bem como os recursos envolvidos. Na etapa final, realizou-se um levantamento em relação à representatividade de utilização de recursos tecnológicos nos planos de ensino. Analisando os resultados, concluiu-se que o uso de recursos como o data show associado à técnica de exposição de slides feitos no Microsoft PowerPoint são bastante expressivas na metodologia de ensino dos professores do curso e quanto maior a representatividade de utilização de um recurso nos plano de ensino, menor é a diversidade de TICs na metodologia. Ao final do trabalho, são sugeridas as ferramentas da web 2.0, blog e wiki como estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |