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dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorKern, Angélica Cristina
dc.date.accessioned2019-09-02T14:28:58Z
dc.date.available2019-09-02T14:28:58Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyse the procedures and the teaching strategies used on the Physical Education classes with the aim of promoting the inclusion of disabled people. This is a descriptive qualitative research. The research team was formed by four (4) Physical Education teachers from three (3) Municipal Schools of the eastern region of a city in the interior of RS. A semi-structured interview script based on Gil (2010) was used as an instrument for data collection. The results indicated that the teachers understood the teaching strategies as the mold, means/resources and methodologies, and that the strategies used in class for the inclusion of students with disabilities were: motivation in the task, insertion of new methods and activities. The teaching procedures used in class, such as forms, methods, resources and materials, were chosen based on the dialogue with the students, their motivation and activities, and resources adaptation. From the results obtained, the study allows to highlight that the teachers realized the importance of using strategies and procedures of teaching in Physical Education classes and how they contribute to the inclusion of students with disabilities, favoring learning and effective participation in classes. So, using some strategies and teaching procedures allows the opportunity equiparation for all the students, both disabled and nondisabled, trying to stimulate student’s potentialities and possibilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectProcedimentospor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectProcedureseng
dc.titleProfessores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulaspor
dc.title.alternativeTeachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi analisar as estratégias e os procedimentos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro (4) professoras de Educação Física de três (3) Escolas Municipais da região leste de uma cidade do interior do RS. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada, baseada em Gil (2010). Os resultados indicaram que as professoras compreendem as estratégias de ensino como formas, meios/recursos e metodologias, e que as estratégias utilizadas nas aulas para a inclusão de alunos com deficiência foram: motivação na tarefa, inserção de novos métodos e atividades. Em relação aos procedimentos de ensino, as professoras compreendem como formas, métodos, recursos e materiais, e que o diálogo com os alunos, motivação, adaptação de atividades e recursos resultam nos procedimentos de ensino adotados nas aulas. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite evidenciar que, as professoras destacaram a importância de utilizar de estratégias e procedimentos de ensino nas aulas de Educação Física e que estes contribuem para a inclusão de alunos com deficiência, favorecendo a aprendizagem e participação efetiva nas aulas. Com isso, utilizar de estratégias e procedimentos de ensino possibilitam a equiparação de oportunidades para todos os alunos, com e sem deficiência, visando estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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