dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Kern, Angélica Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T14:28:58Z | |
dc.date.available | 2019-09-02T14:28:58Z | |
dc.date.issued | 2019-07-16 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18108 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this study was to analyse the procedures and the teaching strategies used
on the Physical Education classes with the aim of promoting the inclusion of disabled people.
This is a descriptive qualitative research. The research team was formed by four (4) Physical
Education teachers from three (3) Municipal Schools of the eastern region of a city in the
interior of RS. A semi-structured interview script based on Gil (2010) was used as an instrument
for data collection. The results indicated that the teachers understood the teaching strategies as the mold, means/resources and methodologies, and that the strategies used in class for the
inclusion of students with disabilities were: motivation in the task, insertion of new methods
and activities. The teaching procedures used in class, such as forms, methods, resources and
materials, were chosen based on the dialogue with the students, their motivation and activities,
and resources adaptation. From the results obtained, the study allows to highlight that the
teachers realized the importance of using strategies and procedures of teaching in Physical
Education classes and how they contribute to the inclusion of students with disabilities, favoring
learning and effective participation in classes. So, using some strategies and teaching
procedures allows the opportunity equiparation for all the students, both disabled and nondisabled,
trying to stimulate student’s potentialities and possibilities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | Procedimentos | por |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Strategies | eng |
dc.subject | Procedures | eng |
dc.title | Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas | por |
dc.title.alternative | Teachers of Physical education and inclusion: teaching strategies and procedures used in classes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse estudo foi analisar as estratégias e os procedimentos de ensino utilizados nas
aulas de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo caracterizou-se
como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro (4)
professoras de Educação Física de três (3) Escolas Municipais da região leste de uma cidade do
interior do RS. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista
semi-estruturada, baseada em Gil (2010). Os resultados indicaram que as professoras
compreendem as estratégias de ensino como formas, meios/recursos e metodologias, e que as
estratégias utilizadas nas aulas para a inclusão de alunos com deficiência foram: motivação na
tarefa, inserção de novos métodos e atividades. Em relação aos procedimentos de ensino, as
professoras compreendem como formas, métodos, recursos e materiais, e que o diálogo com os
alunos, motivação, adaptação de atividades e recursos resultam nos procedimentos de ensino
adotados nas aulas. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite evidenciar que, as
professoras destacaram a importância de utilizar de estratégias e procedimentos de ensino nas
aulas de Educação Física e que estes contribuem para a inclusão de alunos com deficiência,
favorecendo a aprendizagem e participação efetiva nas aulas. Com isso, utilizar de estratégias
e procedimentos de ensino possibilitam a equiparação de oportunidades para todos os alunos,
com e sem deficiência, visando estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |