Trocas interdisciplinares em projetos com o uso da internet
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-07Autor
Vasconcellos, Pórcia Guimarães
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O crescente trabalho com projetos interdisciplinares nas escolas motiva a escolha deste tema, com o propósito de identificar os possíveis fatores que facilitam ou dificultam o processo de interação e comunicação da comunidade escolar em projetos, com o uso da Internet. Investigam-se os aspectos conceituais, metodológicos e potenciais da interdisciplinaridade com projetos para promover o uso das TIC e a interação entre os integrantes da comunidade escolar. O problema que se propõe analisar é como viabilizar a interação entre os professores e dos professores com a comunidade escolar nos projetos interdisciplinares, mediada pela Internet. Utiliza-se de estudos e dados de pesquisa divulgados em dissertações e artigos sobre a interdisciplinaridade, metodologia de projetos, interação mediada pelas TIC, ferramentas da Internet e sites de redes sociais. Entende-se que o potencial das TIC em projetos interdisciplinares por si só não garante o seu uso e que as dificuldades não se restringem ao acesso, conhecimento e manuseio dos recursos da Internet. Outros fatores ligados ao domínio, entendimento e planejamento da interdisciplinaridade e da metodologia de projetos, assim como as formas das relações que se estabelecem entre professores, gestores, funcionários, alunos e pais interferem na prática de uso da Internet para planejar, desenvolver e avaliar os projetos interdisciplinares. O importante é criar estratégias informais para propiciar a interação da comunidade escolar, criando e fortalecendo vínculos afetivos e de pertencimento. Com base nos estudos realizados, é feita uma proposta de interação da comunidade escolar em projetos interdisciplinares, com o uso de ferramentas da Internet e sites de redes sociais, que está sendo aplicada em uma escola da rede municipal de Sant’Ana do Livramento.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: