Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCassal, Marcos Luis
dc.creatorVasconcellos, Pórcia Guimarães
dc.date.accessioned2019-09-09T12:58:40Z
dc.date.available2019-09-09T12:58:40Z
dc.date.issued2010-12-07
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18171
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe growing interdisciplinary project work in schools motivates the choice of this theme, in order to identify possible factors that facilitate or hinder the process of interaction and communication of the school community in projects, using the Internet. It investigates the conceptual, methodological and potential of interdisciplinary projects to promote the use of ICT and the interaction between members of the school community. The problem is to analyze is how make the interaction between teachers and teachers with the educational community in interdisciplinary projects, mediated by the Internet. It is used for studies and research data published in articles and dissertations on interdisciplinarity, design methodology, interaction mediated by ICT tools of the Internet and social networking sites. It is understood that the potential of ICT in interdisciplinary projects alone will not guarantee their use and the difficulties are not restricted access, knowledge and management of Internet resources. Other factors related to the field, understanding and planning of inter-and the design methodology as well as the shapes of the relationships established between teachers, administrators, staff, students and parents to interfere in the practice of using the Internet to plan, develop and evaluate interdisciplinary projects. The important thing is to create strategies to facilitate informal interaction of the school community, creating and strengthening bonds of affection and belonging. Based on studies, there is a proposal to integrate the school community in interdisciplinary projects, with the use of web tools and social networking site, which is being applied in a school in the Municipality of Sant’Ana do Livramento.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectDesigneng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.titleTrocas interdisciplinares em projetos com o uso da internetpor
dc.title.alternativeExchanges interdisciplinary projects with the use of interneteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO crescente trabalho com projetos interdisciplinares nas escolas motiva a escolha deste tema, com o propósito de identificar os possíveis fatores que facilitam ou dificultam o processo de interação e comunicação da comunidade escolar em projetos, com o uso da Internet. Investigam-se os aspectos conceituais, metodológicos e potenciais da interdisciplinaridade com projetos para promover o uso das TIC e a interação entre os integrantes da comunidade escolar. O problema que se propõe analisar é como viabilizar a interação entre os professores e dos professores com a comunidade escolar nos projetos interdisciplinares, mediada pela Internet. Utiliza-se de estudos e dados de pesquisa divulgados em dissertações e artigos sobre a interdisciplinaridade, metodologia de projetos, interação mediada pelas TIC, ferramentas da Internet e sites de redes sociais. Entende-se que o potencial das TIC em projetos interdisciplinares por si só não garante o seu uso e que as dificuldades não se restringem ao acesso, conhecimento e manuseio dos recursos da Internet. Outros fatores ligados ao domínio, entendimento e planejamento da interdisciplinaridade e da metodologia de projetos, assim como as formas das relações que se estabelecem entre professores, gestores, funcionários, alunos e pais interferem na prática de uso da Internet para planejar, desenvolver e avaliar os projetos interdisciplinares. O importante é criar estratégias informais para propiciar a interação da comunidade escolar, criando e fortalecendo vínculos afetivos e de pertencimento. Com base nos estudos realizados, é feita uma proposta de interação da comunidade escolar em projetos interdisciplinares, com o uso de ferramentas da Internet e sites de redes sociais, que está sendo aplicada em uma escola da rede municipal de Sant’Ana do Livramento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto