dc.contributor.advisor | Ravanello, Ricardo Brisolla | |
dc.creator | Valdameri, Taísa Soares | |
dc.date.accessioned | 2019-09-09T13:33:49Z | |
dc.date.available | 2019-09-09T13:33:49Z | |
dc.date.issued | 2010-11-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18172 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Distance education is mediated by technology where teachers and students are separated temporally and spatially, is mediation is monitored by a tutor in person, with the role of communicator between teacher and student, student and technology. Introducing information technology and communication - ICT there is a considerable increase in the intrinsic use of information technology in education. The purpose of this paper is to describe the skills and abilities in a classroom tutor of the course Information Technology and Communication Applied to Education, based on a questioner form in order to verify the knowledge and technological peculiarities of the tutors face. By applying a form of research, it was possible to describe the importance of a mentor classroom, reporting skills and communication skills and computer skills. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Tutoria presencial | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Habilidades | por |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | Classroom tutoring | eng |
dc.subject | Skills | eng |
dc.subject | Abilities | eng |
dc.title | Tutoria presencial em TICs: competências e habilidades | por |
dc.title.alternative | ITCs face mentoring: skills and abilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Educação a distância pode ser considerada como o ensino mediado por tecnologias onde professor e estudantes estão separados temporal e espacialmente, onde normalmente está mediação é monitorada por um tutor presencial, com o papel de comunicador entre professor e estudante, e tecnologia e estudante. Introduzindo as tecnologias da informação e da comunicação – TICs observa-se um aumento considerável da intrínseca utilização da informática na Educação. O propósito deste artigo é descrever as competências e habilidades de um tutor presencial do curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, baseando-se em um formulário questionador com objetivo de verificar os conhecimentos e particularidades tecnológicas dos tutores presenciais. Por meio da aplicação de um formulário de pesquisa, foi possível descrever a importância de um tutor presencial, relatando suas competências e habilidades de comunicação e conhecimentos de informática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |