Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorSaldanha, Lisiane Valcanover
dc.date.accessioned2019-09-18T16:06:37Z
dc.date.available2019-09-18T16:06:37Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18249
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe following paper presents the results regarding the use of media in education, especially the internet as a tool to support the construction of knowledge on Environmental Education in the Education of Youngsters and Adults (EJA). Throughout this theoretic-practical investigation it was aimed to analyze through a case study the fact which practices in the use of Information and communication Technologies are used in the pedagogical work related to the environment theme at EJA of a state elementary school João Belém in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. For such, it was conducted a literature review on the investigation theme in order to support the analyses devoloped on the educational experiences. It is also presented in this space the possible practices with the use of such tools in the support of the pedagogical work related to the environment theme at EJA. At each theme related to the environment questions approached there are one or two medias that are the most applied ones to the pedagogical work. Concerning this analysis, it was set the press media and the video media, followed by the internet are the most used by the teachers. The main conclusion of this paper is regarding the relevance of making more dynamic the practices on the theme of environment through the use of media for the construction of awareness and the importance of environment for the preservation and continuity of life in the planet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleAs práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação frente à abordagem da temática ambiental na educação de jovens e adultospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo mostra os resultados em relação ao uso das mídias na educação, em especial, a internet, como ferramenta de apoio à construção de conhecimentos sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste trabalho de investigação teórico-prático, buscou-se analisar através de um estudo de caso, quais práticas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas no trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a cerca da temática de investigação para embasar as análises desenvolvidas sobre as experiências educacionais levantadas. São também apresentadas neste espaço, práticas possíveis com o uso destas ferramentas no apoio ao trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA. Observou-se que, a cada temática relacionada às questões ambientais trabalhadas há uma ou duas mídias que são mais utilizadas no trabalho pedagógico. Diante dessa análise, constatou-se que a mídia impressa e a mídia vídeo seguidas da internet são mais utilizadas pelos professores pesquisados. A principal conclusão deste trabalho, diz respeito à relevância da dinamização das práticas sobre a temática ambiental através do uso das mídias para a construção da conscientização e da importância do meio ambiente para a preservação e continuidade da vida no planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto