dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Saldanha, Lisiane Valcanover | |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T16:06:37Z | |
dc.date.available | 2019-09-18T16:06:37Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18249 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The following paper presents the results regarding the use of media in education, especially
the internet as a tool to support the construction of knowledge on Environmental
Education in the Education of Youngsters and Adults (EJA). Throughout this
theoretic-practical investigation it was aimed to analyze through a case study the fact
which practices in the use of Information and communication Technologies are used
in the pedagogical work related to the environment theme at EJA of a state elementary
school João Belém in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. For such, it
was conducted a literature review on the investigation theme in order to support the
analyses devoloped on the educational experiences. It is also presented in this space
the possible practices with the use of such tools in the support of the pedagogical
work related to the environment theme at EJA. At each theme related to the environment
questions approached there are one or two medias that are the most applied
ones to the pedagogical work. Concerning this analysis, it was set the press media
and the video media, followed by the internet are the most used by the teachers. The
main conclusion of this paper is regarding the relevance of making more dynamic
the practices on the theme of environment through the use of media for the construction
of awareness and the importance of environment for the preservation and continuity of life in the planet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | As práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação frente à abordagem da temática ambiental na educação de jovens e adultos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo mostra os resultados em relação ao uso das mídias na educação,
em especial, a internet, como ferramenta de apoio à construção de conhecimentos
sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste trabalho
de investigação teórico-prático, buscou-se analisar através de um estudo de caso,
quais práticas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas
no trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA da Escola Estadual
de Ensino Fundamental João Belém em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Para
tanto, foi realizada uma revisão de literatura a cerca da temática de investigação para
embasar as análises desenvolvidas sobre as experiências educacionais levantadas.
São também apresentadas neste espaço, práticas possíveis com o uso destas ferramentas
no apoio ao trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA.
Observou-se que, a cada temática relacionada às questões ambientais trabalhadas há
uma ou duas mídias que são mais utilizadas no trabalho pedagógico. Diante dessa
análise, constatou-se que a mídia impressa e a mídia vídeo seguidas da internet são
mais utilizadas pelos professores pesquisados. A principal conclusão deste trabalho,
diz respeito à relevância da dinamização das práticas sobre a temática ambiental através
do uso das mídias para a construção da conscientização e da importância do
meio ambiente para a preservação e continuidade da vida no planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |