Professor e aluno frente aos desafios das tecnologias da educação
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação há muito são utilizadas pela
sociedade, sendo necessário à escola também integrá-las como recurso
pedagógico. Tornando assim, o ensino mais dinâmico, onde o conhecimento é
construido através da interação entre professor e aluno, aluno e máquina e aluno e
aluno. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar se o professor e o
aluno encontram-se preparados e sentem-se seguros para utilizar as ferramentas
tecnológicas em prol da educação. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de
pesquisa, sendo aplicado em uma escola da rede municipal de Sobradinho-RS.
Constitui-se um estudo descritivo, que se realizouatravés de uma coleta de dados
sobre as tecnologias queos professores e alunos têm acesso, bem como quais os
docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, se esses
(alunos e professores) sentem-se seguros ao utilizar tais ferramentas. Pretende-se
com o resultados da pesquisa oferecer subsidios para avaliação minha e da escola,
em relação, as tecnologias da informação e comunicação. Em que, percebe-se a
necessidade de investimentos estruturais e na formação continuada dos educadores
para que esses possam utilizar, de forma segura, as TIC no processo de ensino-aprendizagem.