Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLourega, Luciana Vescia
dc.creatorFrança, Darliana Sidicléa
dc.date.accessioned2016-07-01T14:46:58Z
dc.date.available2016-07-01T14:46:58Z
dc.date.issued2011-10-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1827
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractNew Information and Communication Technologies have long been used by society, being necessary the school also integrates them as an educational resource. Thus making teaching more dynamic, where knowledge is constructed through interaction between teacher and student, student and student, student and machine. Is this sense, the research aims to investigate whether the teacher and the student is prepared to use technological tools for education. For this, we carried out a research tool, being applied in a municipal school Sobradinho-RS. It constitutes a descriptive study, which took place through a collection of data on the technologies that teachers and student have access as well as which teachers use in teaching- learning process. Furthermore, if these (students and teachers) feel safe when using such tools. It is intended to survey results provide support for school evaluation and mine, which realizes the need for structural investments and ongoing training of teacher so that these could be used, safely TIC in teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleProfessor e aluno frente aos desafios das tecnologias da educaçãopor
dc.title.alternativeTeacher and student facing the challenges of technologies in educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação há muito são utilizadas pela sociedade, sendo necessário à escola também integrá-las como recurso pedagógico. Tornando assim, o ensino mais dinâmico, onde o conhecimento é construido através da interação entre professor e aluno, aluno e máquina e aluno e aluno. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar se o professor e o aluno encontram-se preparados e sentem-se seguros para utilizar as ferramentas tecnológicas em prol da educação. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa, sendo aplicado em uma escola da rede municipal de Sobradinho-RS. Constitui-se um estudo descritivo, que se realizouatravés de uma coleta de dados sobre as tecnologias queos professores e alunos têm acesso, bem como quais os docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, se esses (alunos e professores) sentem-se seguros ao utilizar tais ferramentas. Pretende-se com o resultados da pesquisa oferecer subsidios para avaliação minha e da escola, em relação, as tecnologias da informação e comunicação. Em que, percebe-se a necessidade de investimentos estruturais e na formação continuada dos educadores para que esses possam utilizar, de forma segura, as TIC no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples